Escola da regional de Itapiranga é vice-campeã nacional em mostra de Foguetes no Rio de Janeiro
Foto: Sueli Von Borstel – diretora EEB São José
Os alunos, Elian Vitor Rech de Azevedo, Felipe Engel, Jaíne Schoenhals, e o professor orientador, Renan de Cezaro Vogt, da EEB São José, de Sede Capela, interior de Itapiranga, representaram a ADR e o estado de Santa Catarina na Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), que aconteceu de 23 a 26 de outubro no Rio de Janeiro. Os estudantes competiram com 151 equipes de todo o país e sagraram-se vice-campeões nacional.
Com a ajuda de professores de Física, os estudantes construíram um foguete com garrafas pet. Usando vinagre e bicarbonato de sódio como combustível, conseguiram superar a marca exigida para participar da mostra nacional: 120 metros. Eles alcançaram 195,57 metros.
Conforme a diretora da EEB São José, Sueli Von Borstel, o principal objetivo da MobFog é promover a aprendizagem e a prática nas disciplinas de exatas, em especial Física e Matemática, e incentivar o trabalho em grupo. A diretora destaca que, a comunidade escolar está orgulhosa com o desempenho e trabalho feito por professor e alunos. Ela faz questão de agradecer a todos que ajudaram a proporcionar a ida dos alunos.
Segundo a diretora, os recursos para a participação no evento foram arrecadados com a promoção de um jantar com a contribuição dos pais, amigos da escola e da ADR, por meio da Gerência de Educação.“São essas conquistas que nos fazem sentir que o esforço realizado para um objetivo vale a pena”, agradece.
A MobFog é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional. A mostra tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}