Escola da Gered Itapiranga obtém premiação em feira estadual
A Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, foi o único educandário do Extremo-Oeste que obteve premiação. A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia aconteceu em Florianópolis nos dias 19 e 20 de outubro e destacou os trabalhos dos eventos regionais com premiação para os três primeiros lugares do ensino fundamental, médio e profissional. A exposição e avaliação dos trabalhos aconteceu junto ao Instituto Estadual de Educação que recebeu cerca de seis mil visitantes. A gerência regional de educação de Itapiranga esteve representada com três projetos classificados na feira regional.
Os três primeiros colocados receberam medalha, troféu e um tablet para cada estudante envolvido no respectivo projeto. Os tablet foram entregues por uma parceria com os jornais O Diário Catarinense e A Notícia.
“Precisávamos de algo útil, necessário para amenizar o problema encontrado nos dois ginásios da comunidade de Ervalzinho devido o acúmulo de sujeira provocado pela presença de pássaros. Com esse intuito, pesquisamos e criamos nosso próprio protótipo. E funcionou. Partindo de um problema, criamos a solução. Acreditamos ser esse o verdadeiro sentido de um projeto de pesquisa. Com empenho e dedicação compartilhamos com a comunidade o nosso estudo, e felizmente ele foi muito bem aceito. Muitos foram os elogios recebidos, tanto no âmbito regional quanto no estadual, e são eles que nos motivam e nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”, destaca a professora orientadora do projeto, Daniele Friedrich, e o diretor da EEF Pe. João Rick, Paulo Vergütz.
O coordenador da feira regional do conhecimento, Vilson Von Borstel, acompanhou os alunos em Florianópolis. Segundo Vilson, os projetos estavam especialmente voltados á tecnologia e ao meio ambiente e são fruto do trabalho coletivo de mais de dois mil alunos e cerca de 700 professores orientadores em todo o estado. “Ficou comprovado que nem sempre as maiores escolas obtém as melhores classificações”.
De acordo com a gerente regional de Educação, Marina Bianchi, durante a Feira no âmbito da ADR Itapiranga, a Escola Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, obteve a primeira colocação no Ensino Fundamental por meio do projeto Espantássaros: Repelente Eletrônico. Acrescenta que, no Ensino Médio, o primeiro lugar foi para a Escola de Santo Antônio, de Itapiranga, por meio do projeto A Tecnologia Como Ferramenta de Redução de Custo na Agropecuária. Segundo a gerente Marina, a primeira colocação no Ensino Médio Profissionalizante foi para a Escola Casa Familiar Rural, de Iporã do Oeste, com o projeto A Tecnologia Voltada à Agricultura Familiar.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}