Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escola cívico-militar de Biguaçu...

Escola cívico-militar de Biguaçu recebe visita de representantes do governo federal

Fotos: Divulgação/SED

Representantes dos Ministérios da Defesa e da Educação realizaram visita técnica na manhã desta quinta-feira, 5, à EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, em Biguaçu, uma das sete escolas cívico-militares da rede estadual de ensino. A visita foi acompanhada pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e pela vice-governadora Daniela Reinehr. As unidades cívico-militares são uma iniciativa que promove a participação de militares inativos nas atividades administrativas e didático-pedagógicas da rede estadual.

“A educação de Santa Catarina tem sido uma pauta fundamental do governo. Temos investimentos que reverberam este movimento. Esta modalidade é solicitada com frequência à Secretaria de Estado da Educação para ser levada a mais escolas e municípios, o que nos dá certeza de que essa educação é o que transformará a vida de pessoas e este país”, afirmou o secretário Luiz Fernando Vampiro.

A EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza aderiu ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2020. Nos últimos dois anos, o número de alunos da escola aumentou de 838 para 989, um crescimento de 18%. Foram criadas três novas salas e quatro novas turmas para atender à alta na demanda. A vice-governadora Daniela Reinehr acompanhou a agenda e relatou receber inúmeros pedidos pela implantação de novas escolas cívico-militares no estado. “Isso mostra o quanto Santa Catarina gosta do programa. Eu parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho que tem feito até aqui.”


O secretário Luiz Fernando Vampiro

Segundo o Coordenador Geral de Implementação das Escolas Cívico-Militares no Ministério da Educação, coronel Freibergue Rubem do Nascimento, a quantidade de unidades que poderão aderir ao modelo nos próximos meses deve aumentar. “Trouxemos o Pecim como um meio de reverter uma situação desfavorável na área da educação. Santa Catarina é um estado estratégico porque as práticas que se apresentam aqui a gente consegue espalhar para todo o país.”

Em maio, o governador Carlos Moisés e o secretário Luiz Fernando Vampiro entregaram ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a solicitação para implementação de mais três escolas cívico-militares nos municípios de Lages, Jaraguá do Sul e Camboriú.

“O que foi apresentado pelo secretário mostra como Santa Catarina avançou e é um case de implantação na área de ensino, que é a base de tudo. Não tem forma de preparar nossa sociedade com uma condição melhor que não passe pelo ensino. Eu parabenizo o Estado pela coragem e por serem um modelo para todo o país”, afirmou o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, tenente Jeferson Domingues de Freitas.

Durante a visita técnica, a diretora da escola, Paula Andrea dos Passos, apresentou os detalhes da implementação da unidade ao modelo cívico-militar. “Somos todos funcionários da escola e trabalhamos por um objetivo comum, visando sempre ao nosso bem maior, que são os alunos. Estamos juntos nesta jornada, para fazer que a escola seja referência em Santa Catarina”, disse a gestora.


A vice-governadora Daniela Reinehr fala aos visitantes

Além da EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, também aderiram ao modelo cívico-militar em Santa Catarina a EEB Joaquim Ramos, em Criciúma; a EEB Henrique Fontes, em Tubarão; a EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen, em Blumenau; a EEB Profª Irene Stonoga, em Chapecó; a EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva, em São Miguel do Oeste; e a EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo, no município de Palhoça, onde irá ocorrer outra visita técnica nesta sexta-feira, 6.

Informações adicionais para imprensa:
Gabriel Duwe de Lima
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0347 
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support