Equipes de resgate veicular e trauma do CBMSC participam do World Rescue Challenge na Espanha
As equipes de Resgate Veicular e Trauma do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam do World Rescue Challenge (Desafio Mundial de Resgate) que ocorre, até o próximo dia 21, em Lanzarote, na Espanha.
As provas são divididas em Resgate Veicular e Trauma e acontecerão de acordo com o seguinte cronograma, no horário de Brasília:
Resgate Veicular:
1ª prova: dia 19 às 5h
2ª prova: dia 20 às 07h
3ª prova: dia 21 às 11h
Trauma:
1ª prova: dia 18 às 06h
2ª prova: dia 19 às 13h
Todas provas que a equipe do CBMSC participar serão transmitidas aqui. E as informações completas do evento pelo site.
Catarinenses já garantiram vaga para 2025
O CBMSC venceu o 6º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado no início de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), contando com a participação de 13 equipes de bombeiros militares e voluntários do Brasil. Com o resultado, o CBMSC obteve vaga para WRC 2024, que ocorrerá na Ilha da Madeira, Portugal.
O CBMSC foi representado pela Condá Rescue Team, equipe do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó. Criada em 2019, a equipe conquistou seu bicampeonato, obtendo ainda como resultados o 1º lugar na categoria comando de operações, 1º lugar na categoria técnica (resgate) e 2º lugar na categoria atendimento pré-hospitalar.
A Condá conquistou duas competições nacionais (2022 e 2023), um vice-campeonato nacional (2019) e duas competições estaduais (2019, 2021). A equipe do 6ºBBM participou do WRC Luxemburgo 2022, sendo que neste momento está em preparação para o WRC 2023, que ocorrerá no final do mês nas Ilhas Canárias, Espanha.
Desde que o CBMSC ingressou na plataforma competitiva formativa da World Rescue Organisation (WRO), em 2016, em todos os anos as equipes da corporação estiveram nos desafios mundiais. Nas participações anteriores, o CBMSC foi representado pelo 11º BBM, de Joaçaba, no WRC 2017 (Romênia), WRC 2018 (África do Sul) e WRC 2019 (França).
Um legado maior do que as competições – A participação nos desafios internacionais trouxe grandes e positivos impactos na doutrina do resgate veicular do CBMSC. Além de ajustes na Rotina de Resgate (protocolo de atuação dividido em etapas), a aproximação do resgate veicular e do atendimento pré-hospitalar tem garantido uma visão totalmente voltada e centrada na vítima durante operações em sinistros de trânsito. Em decorrência do modelo internacional de avaliação, a doutrina do resgate veicular voltou-se para pilares básicos que são repassados durante todas as formações de militares e civis na área: segurança, comunicação e organização.