Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Equipes da Casan trabalham...

Equipes da Casan trabalham para recuperar sistemas de abastecimento no Oeste

Com dezenas de municípios prejudicados pela chuva, a região Oeste de Santa Catarina ainda enfrente problemas no abastecimento de água. Os municípios de Chapecó, Concórdia, Maravilha, Riqueza e São Domingos estão entre os mais prejudicados.

Em Chapecó, onde a situação ficou mais crítica na terça-feira a partir do meio-dia, com interrupção da distribuição de água para todo o município. A chuva prejudicou a captação de água no lajeado São José. Com equipes trabalhando durante toda a noite, foi possível retomar parcialmente a produção na principal Estação de Tratamento de Água da cidade a partir das 2h desta quarta-feira.

Lageado São José. Foto: Casan

No entanto, com a Estação de Tratamento de Água Compacta alagada, de acordo com o chefe da agência, Daniel Domingues Scharf, apenas 30% a 40% da cidade está com abastecimento. Regiões mais altas, como os bairros Esplanada, Santa Maria, Seminário, Universitário, Efapi, Passo dos Fortes e Vila Rica continuam sem receber água.

“Estamos pedindo que os moradores com abastecimento economizem água para que possamos, aos poucos, atender também os bairros mais altos”, informa Daniel.

Em Riqueza, o rio Iracema, que havia inundado os equipamentos na captação de água da Casan, baixou durante a noite, e a equipe local trabalha na limpeza e recuperação.

Desde do meio-dia de terça-feira, a cidade está sem abastecimento e ainda não há previsão de normalização. Uma casa arrastada pelo rio derrubou um poste de energia que ainda não foi recuperado e impede o trabalho na Estação de Tratamento de Água (ETA).

“A situação é realmente muito difícil. A equipe está trabalhando na chuva para limpar os equipamentos, mas ainda não temos previsão para restabelecer o sistema”, informa a chefe da agência de Riqueza, Maristela Endrigo.

Em Maravilha, onde a produção de água teve que ser interrompida desde a madrugada de terça, pois a captação ficou abaixo do nível do rio Jundiá, a equipe da Casan instalou uma nova bomba que foi cedida pela agência de Dionísio Cerqueira.

Com isso, o abastecimento de água foi retomado para os bairros Bela Vista, São José, Jardim e União, que ficam na parte central da cidade.

Os bairros que ficam localizados na parte baixa serão abastecidos nesta quarta-feira – com suspensão do abastecimento no Centro. A equipe da Casan trabalha na instalação de uma segunda bomba na captação, com previsão de normalizar o abastecimento na cidade a partir de quinta-feira pela manhã.

A situação também permanece crítica em São Domingos, onde a captação e o tratamento estão em apenas 50% da vazão normal. A barragem de captação está assoreada pela terra trazida pelo rio Bonito, que permanece acima do nível normal, o que impede o trabalho da equipe local da Casan. O município enfrenta também problemas com quedas de energia, que comprometem a produção e distribuição de água.

“Os bairros localizados em regiões mais altas, como Abramo Miguel Preto, Aparecida e Esperança são os mais prejudicados”, informa o chefe da agência, Elton Amauri de Santos.

Em Concórdia, as equipes da agência local conseguiram recuperar nesta terça a captação do rio Jacutinga, o que permitiu a retomada do abastecimento do Centro da cidade. A recuperação da captação do rio Suruvi está prevista para tarde desta quarta-feira.

Algumas redes na região do rio dos Queimados, que corta a cidade de Concórdia, foram fechadas devido ao rompimento. Equipes aguardam o nível do rio baixar para recuperar o sistema.

No bairro São Cristovão e nos bairros próximos à BR 153, regiões altas do município, o abastecimento está interrompido por problemas na Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT 8). Equipes da Casan já trabalham no local para identificar o problema e recuperar o sistema.

Também permanecem com abastecimento prejudicado por causa das chuvas os municípios de São Miguel do Oeste, Galvão, Cunhataí, Palmitos e Pinhalzinho.

A Superintendência Regional Oeste da Casan está de prontidão para minimizar os transtornos às populações afetadas e recuperar os sistemas no menor prazo possível. É importante lembrar, entretanto, que, ao contrário da energia elétrica, o restabelecimento de um Sistema de Abastecimento de Água acontece de forma gradual e pode demorar até a sua normalização completa.

A Casan dispõe da Central de Atendimento 0800.643-0195 e do chat on line na sua página na internet www.casan.com.br para informações e solicitações de serviços.

Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis 
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036 
www.casan.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support