Equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura vistoria obras na Regional de Joaçaba
Foto Mayelle Hall / ADR Joaçaba
A equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura vistoriou a obra do contorno viário de Capinzal e Ouro nesta segunda-feira, 18. A visita do secretário adjunto Paulo França e do diretor José Abel da Silva foi acompanhada pelo secretário executivo Rafael Laske e pela gerente de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Bárbara Dresch.
Em 11 quilômetros de extensão, o contorno vai ligar a SC-150, próximo ao Santuário do Caravágio, em Ouro, até o entroncamento com a rótula do Bairro São Cristóvão, em Capinzal, passando pela Linha Galdina (Campos Novos) e pelas linhas Residência e São Roque (Capinzal).
Com investimento de R$ 35 milhões do Governo do Estado, os serviços iniciaram em 2016 pela empresa Consórcio Vias do Vale e estão 54,6% executados. Eles contemplam terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras complementares e sinalização da rodovia, além da construção de duas pontes, sobre o Rio do Peixe e o Rio Leãozinho.
Conforme o secretário adjunto Paulo França, a terraplenagem deve ser concluída neste ano. Já a pavimentação é prevista para o fim do primeiro semestre de 2018. “Trabalhamos com esse cronograma, com o objetivo de entregar a obra o mais rápido possível”, ressalta.
SC-467
A equipe da SIE também esteve na SC-467 e percorreu os 33,6 quilômetros de Ouro a Jaborá. Com investimento de R$ 41,3 milhões do Governo do Estado, a Construtora Triunfo, de São Paulo, deve iniciar em breve a execução dos serviços remanescentes da obra de pavimentação, que iniciou em 2013 e foi paralisada em 2016.
“A empresa já está contratando a equipe e só depende da licença de instalação para iniciar o trabalho”, informa França. Segundo ele, a Secretaria da Infraestrutura vai solicitar que a empresa promova melhorias nos trechos mais críticos da rodovia, para que o tráfego possa fluir normalmente durante a obra, que tem prazo de 540 dias.
A pavimentação da SC-467 é uma reivindicação de mais de 30 anos e vai beneficiar centenas de famílias, propriedades e empresas. As regiões contempladas são essencialmente agrícolas, com destaque para os grãos, suínos, frangos e leite. O asfalto vai facilitar o escoamento da produção e favorecer o abastecimento da agroindústria, além de reduzir os custos operacionais dos veículos de carga, aumentar a segurança e encurtar distâncias.
{article Mayelle Hall – SDR Joaçaba}[text]{/article}