Equipe do Canal Futura grava reportagem sobre Olimpíadas de Língua Portuguesa em Coronel Martins
Na última semana, a Escola de Educação Básica Olga Nunes de Abreu, situada no município de Coronel Martins, um dos sete que compõe a área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço, orgulhosamente referenciou o setor educacional da região.
Uma equipe de jornalismo do Canal Futura esteve no município acompanhando a seleção de textos produzidos pelos estudantes inscritos na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – OLP. A indicação da Escola em questão, para ser alvo de uma reportagem televisiva, foi realizada pela professora Neli Bastezini Kronbauer, que coordena a realização da OLP na região.
Neli destaca que indicou a escola até como uma maneira de enaltecer a dedicação dos docentes e estudantes em prol das Olimpíadas. “Trata-se de uma instituição que sempre participa deste processo com comprometimento, desde a 1ª edição e, também, porque, em 2014, teve um texto selecionado para a etapa nacional da OLP. Estamos muito felizes com o reconhecimento, haja vista ser a única escola brasileira em que a equipe do Canal Futura acompanhou a seleção. É uma demonstração de estarmos em busca de educação com qualidade, independente de tamanho do município”, salienta.
Sobre as Olimpíadas
A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu 6.634 inscrições em Santa Catarina. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de 263 municípios. Com isso, alunos de 1.590 escolas participam este ano. Em todo o Brasil foram mais de 170 mil inscrições, com adesão de todos os estados e de 4.874 municípios, somando 39.660 escolas.
O Programa mobiliza os professores para o ensino da Língua Portuguesa, oferecendo formação ao docente para o ensino da produção de textos de forma diferenciada, onde devem trabalhar quatro gêneros textuais propostos (Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião).
O Programa, tem como tema “O lugar onde vivo”, que oportuniza aos alunos, maior estreitamento do vínculo com a comunidade onde reside.
Seleção e premiação
A avaliação dos textos começa pela comissão escolar, que realiza a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida, acontecem as etapas municipal e estadual.
A etapa final da Olimpíada está programada para dezembro, em Brasília (DF). Lá serão premiados 20 de 152 textos selecionados.
Sobre o Canal Futura
O canal futura foi criado por meio de um projeto da Fundação Roberto Marinho em 1997 e desde então contribui com o aprimoramento do setor educacional no Brasil.
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste