Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Equipe de handebol feminino...

Equipe de handebol feminino da Escola Claudino Crestani é campeã da etapa estadual do Jesc 12 a 14 anos

handebol jesc 20160704 1014161222

Finalizou neste domingo, 3, em São Miguel do Oeste, a etapa estadual da 33ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e a 7ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) para alunos de 12 a 17 anos. As duas competições iniciaram sexta-feira, dia 1º, com a participação de 1.600 atletas de 96 escolas catarinenses.

Os alunos dos Jesc disputaram o título no atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, judô, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez. A natação das duas competições ocorre na quinta-feira, 7, no Sesi de Blumenau. Da regional de Dionísio Cerqueira a equipe de Handebol Feminino da EEB Claudino Crestani de Palma Sola foi campeão da etapa. Já a equipe de Futsal Feminino do Cemeg de São José do Cedro ficou em 2° lugar. E o Handebol Masculino da EEB Cedrense conquistou o 3° lugar na competição.

Já nos Parajesc a briga por medalhas entre os atletas com deficiência intelectual (DI), visual (DV) e física (DF) foi no atletismo, goalball, futebol 7 e tênis de mesa.

Os campeões das modalidades dos Jesc representarão o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece entre os dias 20 e 29 de setembro, em João Pessoa/PB. Nas modalidades individuais garantiram classificação os campeões e vices. Já os campeões dos Parajesc comporão a seleção catarinense na etapa nacional da competição, que ocorre de 21 a 26 de novembro em São Paulo.

A homologação definitiva de todos os campeões e a composição da seleção de Santa Catarina dos Parajesc que representará o estado em São Paulo só será divulgada pela Fesporte em boletim oficial após a realização da natação e da bocha paralímpica dias 8 e 9 em São José.

No último dia de competição, neste domingo, o que mais se viu nas praças esportivas de São Miguel do Oeste foi o grito de campeão, abraços e choro. Ora de emoção, pela conquista da tão sonhada vaga para um brasileiro escolar, ora de tristeza, por ter chegado tão perto e não conseguir o tão cobiçado título. Mas, de um modo geral, para os atletas, o que valeu mesmo foi à participação.

“Os Jesc nos permite, além de representar nossa escola em uma competição estadual, nos possibilita representar nosso estado em uma etapa nacional. Por isso ele é tão importante”, destaca o mesatenista Daniel Godoi, 14 anos, estudante Colégio Luterano Santíssima Trindade, de Joaçaba.

Para o presidente da Fesporte, Milton Cunha, estes dois eventos escolares, em que foram revelados inúmeros atletas, mostra que Santa Catarina está no caminho certo. “Os Jesc são a base de muitas competições realizadas pela Fesporte como Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e Joguinhos Abertos, por isso eles são tão importantes para nós. Vi as edições dos Jesc e Parajesc com bastante êxito, o que me deixa bastante satisfeito”, concluiu.

Jesc e Parajesc foram promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria a Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de São Miguel do Oeste com apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Texto: Antonio Prado/Fesporte

Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 e (49) 9145-7142
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support