Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Equipe da American Bridge...

Equipe da American Bridge faz nova visita técnica à Ponte Hercílio Luz

No dia em que a Hercílio Luz completa 89 anos, técnicos e engenheiros da American Bridge, empresa norte-americana que construiu a ponte entre 1922 e 1926, estiveram reunidos com a equipe do Deinfra para dar continuidade às negociações de restauração da estrutura. Os representantes da companhia visitaram a ponte e conferiram as obras de sustentação inferior da estrutura na manhã desta quarta-feira, 13. Eles reafirmaram o interesse na restauração.

Fotos: James Tavares/Secom

>>> Faça download na galeria de fotos

O engenheiro da empresa, Miguel Ló, informou que ele e a equipe estão na cidade desde a segunda-feira, dia 11, conversando com o governo para ter o conhecimento de todos os detalhes, a fim de se chegar a uma proposta final de renovação e reestruturação da ponte.

“Já recebemos um caderno de encargos e detalhes de projetos. Agora vamos fazer um orçamento e uma estimativa para entregar ao governo com uma data. Estamos tirando todas as nossas dúvidas. Fomos até a ponte e temos a certeza absoluta que conseguiremos realizar o serviço. Já fizemos isso em muitas pontes dos Estados Unidos. Esta restauração da Hercílio Luz é necessária e nós queremos fazê-la”, afirma Miguel.

O gerente de operações da empresa norte-americana, Kenneth Farrelly, disse que cada vez que os americanos se reúnem com o Governo do Estado, sentem-se mais seguros. “Esta obra vai ser concluída com sucesso e dentro dos parâmetros que o governo deseja, que é um prazo rápido. A empresa se sente muito orgulhosa de ter sido convidada para fazer a obra. Vamos fazer o possível e o impossível para dar ao povo de Florianópolis a ponte que sempre mereceram”, afirmou.

O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, disse que o Governo do Estado está dando todo apoio ao trabalho da empresa, que busca mais detalhes para a etapa conclusiva da recuperação da ponte. Há um trabalho intenso de obtenção dados e troca de informações. “Foi uma reunião de trabalho muito importante. Eles precisam ter segurança na apresentação da proposta com prazos específicos e custos totais. A conclusão de recuperação da ponte vai representar mais qualidade de vida das pessoas. Vai absorver 20% dos veículos que transitam na Pedro Ivo e na Colombo Salles e vai melhorar a mobilidade urbana”, disse Agostini.

Acompanharam o encontro o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e diretor de Economia Internacional da Secretaria de Assuntos Internacional, Guilherme Bez Marques. Também participaram o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy; engenheiro da empresa RMG, que fez o projeto, João Motta; diretor comercial da RMG, Carlos Luis Carneiro; e diretor técnico da RMG, Jurn Jewe Maertens. Por parte da American Bridge, também estavam o responsável pelo orçamento, Jason Hoover, e o engenheiro de estruturas, Dan Raynor. 

Saiba mais sobre as obras de sustentação

Paralelo às negociações com a American Bridge, o Governo do Estado está trabalhando nas obras de sustentação inferior da Ponte Hercílio Luz. O serviço emergencial é necessário para dar segurança às próximas etapas de restauração. O trabalho está sendo executado pela construtora Empa, de Minas Gerais, que iniciou os trabalhos em abril deste ano. O valor do investimento será de R$ 10,3 milhões e o prazo de conclusão é outubro.

Leia mais:

>>> Avançam as obras de sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

>>> Governador recebe empresários da companhia americana que construiu a Ponte Hercílio Luz

>>> Nos Estados Unidos, Governo de SC avança nas negociações da restauração da Ponte Hercílio Luz

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}