Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Equipamento adquirido pelo governo...

Equipamento adquirido pelo governo do Estado favorece captura de escorpiões na região de Itajaí

Profissionais da Gerência Regional de Saúde e Secretaria de Saúde de Itajaí farão mais uma visita a campo nesta quarta-feira, 15, para capturar escorpiões na comunidade rural do Brilhante. Nas últimas três visitas, 54 escorpiões da espécie Tityus Bahiensis, ou Marrom, como é popularmente conhecido, foram retirados de ambientes próximos a residências. Nenhum caso de picada foi registrado neste ano.  

A utilização da lanterna ultravioleta, adquirida pelo governo do Estado no final de 2013 facilita o trabalho da equipe. Sempre à noite, os profissionais vasculham o ambiente onde houve relatos do aparecimento de escorpiões, com o auxílio do equipamento especial. “O escorpião tem hábitos noturnos e a lanterna aumenta as chances de captura, porque faz com que brilhem no escuro”, diz o biólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Edimar Garcia. As visitas são feitas nas segundas, quartas e sextas-feiras até cessar o registro de aparecimentos.

De acordo com a bióloga da Gerência Regional, Francine Lambrecht, em Itajaí também há um registro da espécie Tityus Serrulatus, ou escorpião amarelo, considerada a mais perigosa. Desde o início deste ano, houve um registro em Balneário Camboriú da espécie Bothriurus Bonariensis, na área central do município, e em Porto Belo foi encontrado um exemplar de Tityus Trivittatus. “Foi o primeiro registro desta espécie em Santa Catarina. Provavelmente tenha vindo de carona em veículos da Argentina, ou Paraguai, onde são muito comuns”, observa a bióloga. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiente, da Prefeitura de Balneário Camboriú, no ano passado foram capturados 40 escorpiões na área central e praias agrestes.

A principal orientação para a comunidade é que mantenha o ambiente de casa limpo, sem acúmulo de lixo e entulhos. “Os escorpiões alimentam-se basicamente de baratas. E lugar sujo favorece a procriação”, explica Francine. O ideal é tomar cuidado ao calçar sapatos e vestir roupas, limpar a caixa de gordura da residência, manter camas afastadas das paredes e fechar frestas nas casas.  Caso seja encontrado um escorpião, a pessoa pode capturá-lo, colocar em um vidro com álcool e levar até a unidade de saúde mais próxima, ou apenas comunicar o aparecimento. Em caso de picada, a orientação é para que a pessoa lave o local com água e sabão e procure um hospital para tomar soro específico contra o veneno.

Mais informações poderão ser obtidas com o departamento de Zoonoses, da Gerência Regional de Saúde, pelo telefone (47) 3348-3965, ou com a Secretaria de Saúde de Itajaí, pelo (47) 3249-5542.

{article Silvia – SDR Itajaí}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support