Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri vence três categorias...

Epagri vence três categorias do Prêmio Fritz Müller

A Epagri é a instituição que venceu o maior número de categorias do Prêmio Fritz Müller 2022: Agricultura Sustentável, Turismo ecológico e sustentável e Recuperação de áreas degradadas.  O prêmio será entregue na noite do dia 29 de novembro, na sede da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, e  também será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O Prêmio Fritz Müller, concedido pelo IMA, é o principal reconhecimento ambiental do Estado, destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. O nome do prêmio é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Participam empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em território catarinense, com projetos desenvolvidos no estado. O concurso está dividido em 12 categorias.

Conheça os projetos premiados da Epagri:

Melhora Maçã

Foto: Aires Mariga / Epagri

Vencedor da categoria Agricultura Sustentável, o projeto Melhora Maçã consiste no programa de melhoramento genético da macieira, desenvolvido pelas estações experimentais da Epagri em Caçador e em São Joaquim. O projeto foi inscrito no prêmio por um dos pesquisadores do programa, Marcus Vinicius Kvitschal.

Segundo ele, a conquista do prêmio se deve aos cultivares desenvolvidos pela Epagri mais adaptados ao clima de Santa Catarina e mais resistentes às doenças. Nos dois casos, as tecnologias permitem ao produtor produzir frutas com menos agrotóxicos, proporcionando à população o acesso a uma alimentação mais saudável com menor impacto ao meio ambiente.

Revitalização do rio Água Verde em Canoinhas

Iniciado em 2020 em Canoinhas, no Planalto Norte, o projeto venceu a categoria Recuperação de áreas degradadas. Ele foi inscrito no prêmio pelo extensionista Juliano de Oliveira e foi desenvolvido em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

O projeto atende a uma demanda da comunidade, que sofre com o baixo volume de água do rio Água Verde, afluente do rio Canoinhas. As ações desenvolvidas foram o plantio de árvores nativas para resgatar áreas degradadas, plantio de erva-mate em localidades próximas a cursos de água e educação ambiental nas escolas da região. Segundo Juliano, essa iniciativa é uma das etapas do projeto, que está em andamento.

Até o momento 28 famílias foram beneficiadas, 12,6 hectares de área receberam plantio de 20.350 de mudas de florestas nativas e de erva-mate. “A área recuperada está em pequenas propriedades e a erva-mate também pode auxiliar na renda futura das famílias”, diz o extensionista.

Concurso Caminho da Mata Atlântica

Este projeto envolveu o serviço de extensão social dos 24 municípios da Grande Florianópolis e foi o vencedor da categoria Turismo ecológico e sustentável. Ele foi inscrito no prêmio pela extensionista Liagreice Cardoso, de Santo Amaro da Imperatriz.

concurso buscou aproximar a comunidade escolar da Mata Atlântica, presente fortemente no estado e principalmente na região da Grande Florianópolis. Com o intuito de incentivar a comunidade escolar a conhecer o Caminho da Mata Atlântica, trilha brasileira que, quando finalizada, terá mais de 3 mil quilômetros, o concurso de desenhos e fotos convidou os participantes a desbravarem a diversidade do bioma. Participaram 635 estudantes com desenhos e 117 professores com fotos.

Segundo Liagreice, a iniciativa comprovou a força da extensão social na Empresa e deve ter continuidade na região, visto que teve uma repercussão muito positiva nas escolas.

Informações e entrevistas

– Marcus Vinicius Kvitschal, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador, fone: (49) 3561-6837;

– Juliano de Oliveira, extensionista rural da Epagri em Canoinhas, fone (47) 3627-4093;

– Liagreice Cardoso, extensionista social da Epagri em Santo Amaro da Imperatriz, fone (48) 9693-0339.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
Fone: (48) 99989-2992 / 3665-5147

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support