Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Epagri sedia evento sobre...

Epagri sedia evento sobre qualidade dos alimentos

O Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa” vai debater, na segunda-feira, 24, a qualidade dos alimentos produzidos, comercializados e consumidos em Santa Catarina. Organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Florianópolis (AEGRO) e pelo Comitê de Defesa do Consumidor Organizado (Deconor) e Associação Biodinâmica do Sul (ABDSUL), com apoio do CREA/SC e Epagri, o evento começa às 8h na sede da Epagri, em Florianópolis.

Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom. Mais imagens na galeria

O Ministério Público Estadual vai abrir o seminário falando sobre o Projeto de Análise de Agrotóxicos nos Alimentos, que faz o levantamento da contaminação alimentar em diversas regiões do Estado. Em seguida, a Cidasc vai apresentar a pesquisa feita nos alimentos orgânicos.

Outro destaque é a implantação do sistema de rastreabilidade em alimentos comercializados nas redes estaduais de supermercados. O sistema permite ao consumidor verificar, pelo celular, a origem do produto, além de obter informações do produtor, do local de produção e prazo de validade.

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/SC) e a delegacia estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão mostrar as estratégias governamentais para a compra e armazenagem de alimentos diretamente dos agricultores familiares, com ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Comissão Estadual da Produção Orgânica (CEPOrg), vai falar sobre a legislação dos alimentos, destacando a nova Lei dos Orgânicos.

A prefeitura de Florianópolis apresentará o projeto de alimentação escolar baseado na compra de alimentos locais e regionais e a Epagri vai mostrar o Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável, que visa valorizar a cultura e a culinária dos pequenos agricultores e pescadores.

Um professor da Universidade Federal de Santa Catarina vai abordar ainda segurança dos alimentos frescos e os diversos hábitos alimentares. O evento termina com a palestra de um representante do Slow food, movimento que iniciou na Itália e hoje está presente em diversos países e que tem como objetivo resgatar os alimentos mais tradicionais dos países e regiões.

Serviço
Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa”
Data: 24 de junho de 2013
Horário: Das 8 às 18h30
Onde: Auditório da Epagri, situado à Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi – Florianópolis (SC).
Mais informações: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3665-5036), celular: (48 – 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support