Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Epagri Rio das Antas...

Epagri Rio das Antas promove primeiro concurso de Cucas tradicionais da cidade

Estão abertas, até dia 13 de outubro, as inscrições para o 1º Concurso de Cucas Tradicionais de Rio das Antas, no Meio Oeste catarinense. Promovido pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Prefeitura, em parceria com as secretarias municipais, a disputa tem o objetivo de resgatar as receitas tradicionais das famílias rioantenses, e ainda valorizar a cultura e tradição da região.

O concurso acontecerá no dia 31 de outubro de 2023, nas dependências do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria Luiza Brancher Caregnatto, no centro da cidade, com início às 13h30. Cada participante deve levar sua cuca pronta de casa, previamente inscrita, servida em bandeja de papelão plastificado. As cucas serão identificadas com o número de inscrição de cada participante.

A participação no concurso está condicionada a alguns requisitos, como ser residente em Rio das Antas no mínimo há cinco anos, ser guardião e herdeiro das receitas tradicionais das famílias relacionadas às diversas culturas existentes na cidade. Não será aceito plágio ou cópias de receitas publicadas em mídias sociais ou internet.

As inscrições são gratuitas e contemplam duas categorias: cuca com fermento biológico e receitas de cuca com fermento em pó. Serão classificados os vencedores de primeiro ao terceiro lugar, em cada uma das duas categorias, avaliados por um juri, em características como: apresentação visual, relação com a cultura e tradição, aroma, sabor, textura da massa e cobertura.

Márcia Frozza, da Epagri de Rio das Antas, é uma das responsáveis pela criação do concurso. Para ela, a iniciativa promove a troca de saberes e instiga os participantes a realçar a cultura da região. “É o primeiro evento tipo concurso que fazemos. A ideia é fazer um trabalho bem cultural e valorizar a tradição das famílias em preparar as cucas”, ressalta. Com pouco mais de 6 mil habitantes, Rio das Antas tem na sua história a colonização alemã e italiana, além de um passado ligado à Guerra e à chamada Questão do Contestado.

Mais informações e o regulamento completo, estão disponíveis no Escritório Municipal de Rio das Antas, (49) 35616426 e emriodasantas@epagri.sc.gov.br .

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support