Epagri realiza workshop sobre empreendedorismo para mulheres rurais na Serra Catarinense
Mulheres empreendedoras da Serra Catarinense vão apresentar suas histórias de sucesso no evento (Foto: Divulgação/Epagri)
No dia 10 de novembro, cerca de 260 mulheres rurais de 18 municípios da Serra Catarinense se reúnem em Campo Belo do Sul para aprender e trocar experiências sobre empreendedorismo no campo. Elas participam do V Workshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense, que será realizado pela Epagri em parceria com a prefeitura do município. A programação vai das 9 às 16 horas no Salão Paroquial de Campo Belo do Sul.
O objetivo do encontro é valorizar, organizar e fortalecer o empreendedorismo feminino no espaço rural na Serra Catarinense. O destaque da programação está nas apresentações de histórias de sucesso das mulheres rurais à frente de empreendimentos de turismo, agroindústrias e outros negócios. Serão dois painéis: um com experiências da região serrana e outro com mulheres de Campo Belo do Sul.
Protagonismo feminino
O workshop também conta com palestras sobre atuação da mulher na gestão pública, políticas públicas para mulheres rurais, finanças, cooperativismo, turismo rural, legalização de agroindústrias e serviços de inspeção municipais. O evento acontece deste 2019 de forma itinerante nos municípios da Serra Catarinense.
Andréia Meira, extensionista da Epagri em Lages, diz que o evento é uma oportunidade de valorização e divulgação do trabalho desenvolvido por empresas públicas catarinenses em benefício de mulheres agricultoras, da cidadania, da liderança e do empreendedorismo. “O evento possibilita criar parcerias concretas entre mulheres, familiares, técnicos, prefeitura e o Governo do Estado, beneficiando as famílias rurais dessa região que tem os menores IDHs do Estado”, explica.
Empreendedorismo para mulheres rurais
A Epagri trabalha em todas as regiões de Santa Catarina para estimular o protagonismo e o empreendedorismo entre as mulheres rurais e da pesca. A Empresa desenvolve ações de qualificação, organização e valorização com famílias rurais e prioriza a participação da mulher e do jovem como agentes do desenvolvimento rural. “Cursos, reuniões, oficinas, visitas e atendimentos alicerçam as iniciativas empreendedoras no meio rural considerando a história, cultura e potencialidades da região e da agricultura familiar”, diz Andréia.
As inscrições para o workshop ainda estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita na Epagri de qualquer município de Santa Catarina. Para encontrar o escritório mais próximo, clique aqui.
Confira a programação V Workshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense – 10 de novembro em Campo Belo do Sul:
– 9h: Abertura
– 9h40: Experiência e atuação da mulher na gestão pública: avanços e desafios – Claudiane Pucci (prefeita de Campo Belo do Sul)
10h00: Painel 1 – Experiências inspiradoras de empreendedoras rurais da Região Serrana
Moderadora: Andreia Meira (Epagri)
– 10h10: Pousada Laranjeira Ecoturismo e Pousada Paraíso dos Cânions: Andréia da Silva Nezi e Dalva Borges da Silva (Bom Jardim da Serra)
– 10h25: Frutas Carraro e sucessão familiar: Carina Carraro e Olinda Carraro (Lages)
– 10h40: Pousada Rural Luz do Sol: Simone Oliveira (São Joaquim)
– 10h55: Agroindústria Doces Caetano: Izolete Caetano da Luz (Capão Alto)
11h20: Painel 2: Experiências inspiradoras de empreendedoras rurais campo-belenses
Moderadora: Camila Zanchett Furtado (Secretária de Agricultura de Campo Belo do Sul)
– 11h35: Produção de morangos de qualidade: Clarice Siqueira
Agroindústria e agregação de valor na propriedade rural: Simone del Soto
– 11h50: Turismo rural em Campo Belo do Sul: Denise Lopes
– 12h05: Cooperativismo para o fortalecimento do meio rural: Valeska del Soto
12h30: Almoço e visita às exposições de cada município
– 13h30: Apresentação cultural
– 14h: Políticas públicas para mulheres rurais: Roberta Duarte (engenheira-agrônoma Epagri Florianópolis)
– 14h25: Finanças e cooperativismo – Sicredi Altos da Serra
– 14h40: Legalização de agroindústria e Serviços de Inspeção Municipais (SIM): Andressa Steffen Barbosa (Médica-veterinária coordenadora do Programa Sanidade dos produtos agropecuários – Cisama)
– 16h: Encerramento
Inscrições na Epagri do seu município e na prefeitura de Campo Belo do Sul.
Mais informações: clique aqui