Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri realiza curso de...

Epagri realiza curso de capacitação para fruticultores no Cetrevi

curso cetreve 7-10 20151007 1169509348

Foi realizado nesta quarta-feira, 7, no Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi) um curso de capacitação voltada para fruticultores da região. O foco do encontro se concentrou nos avisos meteorológicos, na rastreabilidade da produção e nas novidades do setor da vitivinicultura. A iniciativa é uma promoção da Epagri e que contou com a participação de mais de 60 pessoas de toda a região.

 

Para o gerente, Jonatan Galio, o objetivo é aproximar a Epagri dos produtores da região. “Há vários meses estamos com uma programação voltada para os fruticultores com encontros seqüenciados, quase que mensais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da atividade por meio do aporte técnico e profissional que a Epagri disponibiliza”, destacou.

A programação iniciou às 8h30 com uma palestra do pesquisador Éverton Blainski que abordou o sistema de monitoramento e avisos meteorológicos disponíveis hoje por meio do site da Epagri Ciram e alimentado por meio das 217 estações meteorológicas instaladas no Estado. Segundo ele, o objetivo é apresentar essa ferramenta completa, acessível e gratuita a todos.

Além dos dados meteorológicos de índice de chuva e previsões climáticas o pesquisador ainda apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido, e que hoje já tem disponível para as variedades de uva, maçã e tomate, que se concentra nos avisos fitossanitários, os quais se pretendem expandir para as outras 42 culturas existentes no Estado.

“Os avisos fitossanitários são originados do cruzamento das informações meteorológicas com as variedades plantadas por zoneamento em Santa Catarina. Dependendo da quantidade de chuva os avisos fitossanitários podem indicar iniciativas de controle a incidência de pragas entre outras orientações”, afirmou.

Os produtores ainda receberam informações sobre Rastreabilidade, Legislação  e os Desafios, com o pesquisador Arlindo Rech. Ele destacou a importância de monitorar, do plantio a colheita dos produtos, tendo em vista um mercado promissor, que exige produtos com origem especificada.

O pesquisador, André Luiz Kilkump de Souza também aproveitou o encontro para abordar sobre o setor da vitivinicultura. Em um primeiro momento ele explanou sobre o projeto de intercâmbio de conhecimento entre Brasil, Itália e Alemanha, por meio do projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que visa apresentar novas variedades de uvas para vinificação mais produtivas e resistentes. Mudas importadas foram plantadas em cinco partes do Estado e deverão nos próximos anos apresentar resultados significativos. O pesquisador ainda relatou sobre o experimento de poda antecipado em parreiras e sobre sistemas mecanizados para poda e colheita de uva.

O engenheiro agrônomo Alceu Assis J. Vicente relatou a importância da orientação e do conhecimento. “São inúmeras ferramentas que atualmente o Estado disponibiliza com o objetivo de desenvolver a atividade no campo. Nossa meta é que os produtores presentes, cientes desses produtos e serviços, façam uso da melhor forma, aplicando em suas propriedades e convertendo em resultados positivos aos seus empreendimentos”, finalizou.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{title} {text} {readmore}{/article}