Epagri promove rodada de negócios sobre pescados
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação Municipal 25 de Julho, realizam neste sábado, 19, em Joinville, a 1ª Rodada Catarinense de Negócios em Piscicultura. O encontro pretende reunir produtores e empresas que comercializam produtos e serviços para a aquicultura. A intenção é discutir a produção de pescados no Litoral Norte do Estado. O evento acontece das 8h30 às 15h, na Fundação Municipal 25 de Julho, no distrito de Pirabeiraba.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Anselmo Cadorin, a região é a maior produtora de peixes de água doce em Santa Catarina. São mais de três mil piscicultores de 13 municípios que fornecem anualmente mais de seis mil toneladas do produto, basicamente de tilápias. “Isso representa o dobro da produção de peixes de água salgada, na modalidade artesanal”, explica.
Para o gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, Ciro Harger, precisa haver profissionalização da atividade, com o beneficiamento de pescados. “Seria uma cadeia produtiva, onde produtor vende o peixe a uma agroindústria para o abate e processamento. Dali, o produto vai para comercialização em mercados e peixarias”, disse.
A estrutura do evento contará com 16 stands para a exposição de novidades do setor e possíveis gerações de negócios. A 1ª Rodada Catarinense de Negócios em Piscicultura reúne na programação apresentações de empresas do ramo e palestra sobre o mercado de peixes com o biólogo Jorge Meneses.
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064