Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri promove jornada para...

Epagri promove jornada para fomentar inovação interna e externa

Foram formados seis grupos que, ao final da jornada, apresentaram suas ideias inovadoras (Fotos: Divulgação / Epagri)

A Epagri encerrou no dia 6 de maio a sua I Jornada da Cultura da Inovação. O processo, capitaneado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Empresa, iniciou em 25 de fevereiro e mobilizou 45 profissionais de todas as áreas e de todas as regiões do Estado, para discutir e aperfeiçoar a cultura de inovação. 

Ao longo desse período foram realizados 15 encontros virtuais e presenciais e formadas seis equipes, que no dia 6 de maio apresentaram suas propostas de inovação no auditório da sede, em Florianópolis. Uma comissão julgadora, formada pelos diretores da Empresa, representantes da Secretaria da Agricultura de Pecuária e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), escolheu a melhor proposta, que agora entra em fase de avaliação sobre a viabilidade de implantação na Epagri. 

Antonio Marcos Feliciano, membro do NIT e organizador do evento, explica que os integrantes da Jornada conheceram técnicas de pesquisa na área de inovação, métodos de condução de uma ideia inovadora, entre outras práticas. Segundo ele, foi preciso fazer com que os participantes entendessem que, apesar de presente na Epagri, o processo de inovação é complexo e, comumente, melhor trabalhado em equipes multidisciplinares. 

Feliciano detalha que, numa corporação, as inovações podem ser tanto externas quanto internas. É possível inovar em processos, produtos ou em serviços. Uma ideia inovadora pode surgir de qualquer pessoa, por isso a Jornada contou com extensionistas e pesquisadores, que executam as funções fins da Epagri, mas também com profissionais que atuam nas funções meio, como administrativos, analistas de sistema e comunicadores. Contou ainda com a participação de representantes da recém-criada área de ensino. 

Processo institucional de inovação

“Procuramos fazer os empregados entenderem que existe um processo institucional de inovação”, pontua o membro do NIT. Para isso, foram apresentadas aos integrantes da Jornada as regulamentações que regem o processo, sejam elas federais, estaduais ou mesmo internas, como a Política de Inovação da Epagri. 

O projeto AdoTec – Tecnologia com propósito, inovação de impacto, foi o vencedor da Jornada

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, compôs o júri que selecionou a melhor ideia entre as seis apresentadas no encerramento da Jornada. Ele ressaltou que é um compromisso da Epagri pensar a inovação de forma responsável e lembrou que o projeto SC Rural II, que inicia em breve, tem um capítulo dedicado à inovação interna e aberta. Diante dessa perspectiva, Dirceu ressaltou a possibilidade de uma segunda edição da Jornada.

A Jornada teve apoio financeiro da Fapesc. A organização Junior Achievement (JA), representada pelo seu diretor executivo Evandro Badin, foi contratada para apoiar a realização. Feliciano acrescenta que, ao longo dos 71 dias, as seis equipes tiveram apoio em várias atividades, incluindo sessões de mentoria, que foram concedidas por ele e pelos demais membros da coordenação da Jornada: Giovani Canola Teixeira, do Núcleo de Negócios da Epagri, Mario Angelo Vidor e Enilto de Oliveira Neubert, ambos do NIT, além de Evandro Badin da JA. 

Ideia vencedora

O grupo vencedor da jornada apresentou o projeto AdoTec – Tecnologia com propósito, inovação de impacto, que se propõe a encontrar formas de ampliar a adoção pela sociedade das tecnologias desenvolvidas pela Epagri. O objetivo é dobrar em cinco anos o retorno apresentado pelo Balanço Social da Epagri, que em 2024 chegou a R$ 9,77 para cada real investido. Para tanto, aposta na criação de espaços colaborativos, laboratórios multiusuários, hubs temáticos e estratégias de difusão e monitoramento. Ao final de cinco anos, com a consolidação da inovação, a Epagri teria tecnologias de impacto implantadas, monitoradas e com geração de valor.

Por: Gisele Dias, jornalista Epagri