Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri promove em Araranguá...

Epagri promove em Araranguá Seminário Sul Catarinense de Gestão de Água na lavoura do arroz

A Epagri, em parceria com as Associações e Cooperativas de Irrigantes realizou nesta quinta-feira, 22, no Centro de Treinamento (Cetrar), em Araranguá, o Seminário Sul Catarinense de Gestão de Água, tendo como objetivo principal dialogar sobre o uso de água na lavoura de arroz.

O Engenheiro Agrônomo da Epagri Donato Lucietti, um dos palestrantes do evento, destacou que como maior usuária de água do rio (identificado pelo Plano de Bacia do Rio Araranguá), é grande a responsabilidade da cadeia produtiva do arroz na gestão do uso da água. “Isto porque este é um dos principais fatores para o sucesso na lavoura, onde sua falta pode trazer prejuízos de mais de 60% em anos e áreas mais críticas”. 

Com a atenção de quase 100 participantes, o Pesquisador da Epagri de Itajaí, Dr. José Alberto Noldin, apresentou as estratégias para aumento na eficiência de uso da água. Segundo Noldin, a eficiência pode ser medida através da relação entre a água utilizada e a produção obtida. “Nos anos 70 se utilizavam 4000 litros para produzir 1 quilo de arroz. Hoje são usados 1250 litros, sendo a meta perseguida de 1000 litros para cada quilo de arroz produzido”.

Outro momento importante do evento foi a participação de um jovem agricultor de Nova Veneza, que apresentou o seu sucesso no uso das técnicas recomendadas pela Epagri. Segundo Marcos Dal Molin, a construção de reservatórios de água na propriedade, o reforço e aumento das taipas e a redução do número de drenagens foram determinantes para o aumento de produção e garantia das lavouras. “A gente pensa que fazer um açude pra guardar água é perder a produção daquela área, mas na verdade, eu estou garantindo a boa produção do restante das áreas, ganhando em produtividade”. 

Foram ainda apresentados os possíveis pontos para construção de barragens na Região para acumulação de água. Ao final abriu-se a discussão sobre a questão da barragem do Rio do Salto, antigo pleito dos rizicultores da região, e que pode representar grande ganho na gestão da água. Como decisão do plenário, formou-se uma comissão representativa para retomar as tratativas visando o encaminhamento para a construção da barragem. 

O Engenheiro Agrônomo Douglas George de Oliveira, coordenador do Projeto Grãos no Sul Catarinense, finalizou o evento mostrando que chove em cada área de arroz, mais do que o arroz precisa. “Por isso precisamos empregar técnicas para aproveitar melhor essa água, e para isso o agricultor precisa guardar em açude a água dos dias que chove mais, para depois usar nos momentos de estiagem”, concluiu. 

Eng. Agr. Douglas George de Oliveira

Coordenador do Projeto Grãos no Sul Catarinense

Epagri – Gerência Regional de Araranguá

fone: (48) 3529 0303

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

 


Foto: Divulgação/Epagri Araranguá

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support