Epagri promove curso “Cores da Terra” em Indaial
A Epagri de Indaial, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu neste mês de julho o curso “Cores da Terra”, reunindo 14 mulheres de diferentes comunidades da cidade, que apostaram sua criatividade na arte, deixando de lado as tintas tradicionais e utilizando uma técnica de pintura que mistura terra, água e cola.
A atividade, realizada nos dias 11 e 12, iniciou com uma breve explanação sobre os diversos tipos de solos, cores, aspectos, aptidão e, principalmente, a conservação e formação do solo. Em seguida, foram preparadas as tintas com as diversas cores de terra coletadas pelas participantes e pela extensionista da Epagri de Indaial, Ilaini M. Maihack Brassiani, responsável pela difusão da técnica “Cores da Terra” na cidade.
“Para produzir boas tintas, o ideal são terras com alto teor de argila, que possuem cores mais vivas e partículas de solo muito finas que aderem melhor na hora da pintura. Essa técnica pode ser aplicada em madeira, tela, cerâmica, paredes em geral e até embalagens Tetra Park. Assim vão surgindo os trabalhos, conforme a criatividade dos participantes”, explica Ilaini.
“A metodologia empregada durante o curso oferece a oportunidade de todos os participantes darem sua contribuição na concretização dos trabalhos e estimula a convivência em grupo. Esta técnica pode ser realizada com pessoas de qualquer idade, descobrir novos talentos estimular a criatividade, podendo ainda servir como terapia em alguns casos”, ressalta Ilaini.
Durante a realização do curso, estiveram presentes a gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, Claudia Fontana de Almeida, e a instrutora de trabalhos manuais do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Carijós, de Indaial, Mônica Dias.
{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}