Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri prepara exposição para...

Epagri prepara exposição para 34º Festa Nacional do Colono em Itajaí

A Epagri está preparando um estande de 300 metros quadrados para expor os serviços que desempenha na área de extensão rural e pesquisa, na 34ª Festa Nacional do Colono, entre os dias 20 a 23 de julho, no Parque Municipal do Agricultor, em Itajaí.

Criada em 1976, a Estação Experimental da Epagri de Itajaí desenvolve projetos em cinco áreas temáticas, responsáveis por auxiliar o setor agropecuário do município e Litoral Catarinense. Estarão expostos trabalhos envolvendo o cultivo de arroz irrigado, que vem sendo melhorado geneticamente para se adaptar a realidade dos produtores catarinenses. Desde 1976, foram desenvolvidos 29 cultivares de arroz irrigado, 21 destinados ao cultivo dentro do Estado e oito específicos para outros estados e países como a Bolívia e Argentina.

No início dos anos 80, a Estação Experimental começou os estudos com a bananicultura, (aperfeiçoamento do plantio da banana), citricultura (criação de mais de 320 cultivares de laranja, tangerina, limão,lima, pomelo e híbridos diversos), olericultura (produção de hortaliças), flora catarinense (identificação, caracterização e catalogação de espécies da flora atlântica) e banco de germoplasma (armazenamento de diversidade genética que constituem um repositório de genes para uso imediato ou futuro).

O espaço também contará com os serviços oferecidos pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), que compreende monitoramento da previsão do tempo, previsões para o mar, rios, litoral, imagens de satélite e mapas digitais do estado, além do Agroconnect, que monitora variáveis específicas para produtores rurais como temperatura, pressão atmosférica, radiação média, vento e precipitação total. Também serão expostos trabalhos do Centro de Pesquisa e Agricultura de Pesca, sendo que Santa Catarina, com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior produtor nacional de pescados.

A Festa Nacional do Colono é uma homenagem à população rural de Itajaí, que está dividida em 18 comunidades, sendo elas: Arraial dos Cunha, Baia, Brilhante I, Brilhante II, Campeche, Canhanduba, Espinheirinhos, Espinheiros, Itaipava, Km 12, Laranjeiras, Limoeiro, Paciência, Rio do Meio, Rio Novo, Salseiros, São Roque e Volta de Cima. O Parque Municipal do Agricultor está localizado na Rua Mansueto Felizardo Vieira, 577, localidade KM 12. 

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}