Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri pesquisa alternativas para...

Epagri pesquisa alternativas para o controle do maruim em Luiz Alves

Foto: Divulgação/Epagri

Representantes  da Epagri participaram de reunião na tarde desta quarta-feira, 17, em Luiz Alves, promovida pela prefeitura para discutir soluções para o combate ao maruim no município. O aumento na população do inseto levou a administração municipal a decretar situação de emergência em 27 de março. Segundo o prefeito Marcos Pedro Veber, a proliferação do mosquito está afetando a população e as atividades econômicas relacionadas à agricultura e ao turismo rural.

De acordo com o gerente regional da Epagri em Itajaí, Jorge Malburg, desde que evidenciada a primeira infestação de maruins na região, a Empresa tem atuado junto a outros órgãos para o controle do inseto. A gerente da Estação Experimental em Itajaí (EEI), Ester Wickert, afirma que neste momento a unidade está construindo um projeto que visa abordar diferentes estratégias para o controle do maruim, desde a compreensão das populações do inseto, sua flutuação ao longo do tempo e fatores que a determinam, assim como estudar os efeitos e a influência do manejo preconizado pela Empresa para as culturas de arroz e banana sobre as populações do mosquito.

O pesquisador da EEI, Wilson Reis Filho, enfatizou que não será possível a eliminação total e permanente do inseto dos ambientes rurais ou urbanos, mas sim a redução da população, resultando em níveis aceitáveis, passíveis de convivência. “A Epagri, como empresa desenvolvedora de tecnologias para duas das principais culturas da região –  arroz e banana – tem como contribuir para esta questão e já está fazendo isso. Neste momento estamos em busca de viabilizar a proposta de pesquisa para o maruim, que precisa de recursos e parceria interinstitucional para a execução”, afirma Ester.

Encaminhamentos

Na reunião, a Epagri assumiu o compromisso de apresentar o projeto de pesquisa para ser trabalhado em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde na região afetada, que engloba vários municípios. Representando a Epagri estavam a gerente da Estação Experimental de Itajaí, Ester Wickert, o gerente regional de Itajaí, Jorge Malburg,  os pesquisadores da EEI Wilson Reis Filho e Alexandre Visconti e os extensionistas do escritório da Epagri no município de Luiz Alves Bruno Krauss Salvador e Carlos Alberto Jacobsen. Participaram também representantes da Organização Pan-Americana da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, de sindicatos, da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) e das secretarias municipais da Saúde, da Agricultura e da Educação.

O gerente regional da Epagri em Itajaí (à frente, de azul), mostrou como a Empresa tem atuado junto a outros órgãos para o controle do inseto na região (Foto: Divulgação/Epagri)

Todos os presentes afirmaram que estão em busca de alternativas para o controle do mosquito, que já se tornou um problema de saúde pública.  Malburg valorizou as estratégias adotadas pela prefeitura, visando o apoio do Estado e do setor produtivo, como também valorizou e agradeceu o envolvimento da Secretaria de Estado da Saúde, que trouxe para a reunião representantes da vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância de zoonoses. Malburg e Ester colocaram à disposição toda a estrutura da Gerência Regional e da Estação Experimental de Itajaí ao prefeito e aos demais órgãos presentes.  

O maruim

A proliferação do maruim ocorre onde há muita matéria orgânica em decomposição. As fêmeas colocam os ovos em locais úmidos e com bastante matéria orgânica. Com isso, as larvas podem se criar em mangues, brejos e pântanos. As chuvas intensas no começo do verão causaram aumento na umidade do solo, o que pode ter contribuído para  o aumento da população do inseto em Luiz Alves. 

Mais informações e entrevistas:

Jorge Luiz Malburg, Gerente Regional de Itajaí (GRI), (47) 3398-6360

Ester Wickert, gerente da Estação Experimental de Itajaí (EEI), (47) 3398-6339

Informações para a imprensa: 

Isabela Schwengber
Assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99167-3902

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support