Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri participa de projeto...

Epagri participa de projeto para levar sustentabilidade à agricultura da Etiópia

Abordagem integrada da Epagri, unindo pesquisa agropecuária e extensão rural, chamou a atenção dos etíopes

A Epagri está ajudando a transformar a extensão rural na Etiópia. A Empresa faz parte de um projeto de cooperação trilateral entre Etiópia, Alemanha e Brasil que busca aumentar a produtividade da agricultura de forma sustentável no país africano. O foco principal é estabelecer um Sistema de Extensão Pluralista (PES – Pluralist Extension System), adaptando práticas de extensão rural para as necessidades locais.

A iniciativa conta com parceria do Ministério Federal da Agricultura da Etiópia (MoA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil (MDA), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

O projeto iniciou com missões de diagnóstico, tanto na Etiópia quanto no Brasil. Em 2022, a Epagri participou de uma missão na Etiópia, levando técnicos para identificarem as necessidades locais.

No ano seguinte, uma missão da Etiópia ao Brasil incluiu visitas a Santa Catarina. A Epagri apresentou experiências em extensão rural, políticas públicas e sistemas de informação. Os instrutores Nilce Ayres, Hoilson Fogolari e Humberto Bicca Neto receberam a delegação etíope e forneceram informações detalhadas sobre o modelo brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

Referência em ATER

A abordagem integrada do trabalho da Epagri, que combina pesquisa agropecuária e extensão rural, além da colaboração com instituições do setor para disseminar conhecimento aos agricultores, chamou a atenção da delegação etíope. “Observamos um trabalho planejado de maneira coordenada e voltado para resultados, utilizando uma gestão eficiente de recursos. Isso se apresenta como um modelo promissor para nossa realidade”, disse Yenenesh Egu, diretora executiva de Extensão Agrícola e Hortícola do Ministério da Agricultura da Etiópia.

agricultura na etiópia
Técnicos da Epagri realizaram capacitações sobre Sistema de Plantio Direto e Hortaliças com multiplicadores locais da Etiópia

Epagri também realizou capacitações para apoiar a implantação do Sistema de Extensão Pluralista na Etiópia. Darlan Marchesi e Marcelo Zanella, instrutores em Sistemas de Plantio Direto e Hortaliças (SPDH), realizaram treinamentos presenciais naquele país para capacitar os multiplicadores locais. Paralelamente, os técnicos Daniel Uba e Humberto Bicca realizaram capacitações online, abordando temas como ATER Organizacional e Digital.

agricultura na etiópia
Objetivo do acordo trilateral é aumentar a produtividade agrícola na Etiópia de forma sustentável

Projeto de lei

“Os resultados dessa cooperação trilateral já estão se materializando”, diz Humberto. Um dos principais avanços foi o estabelecimento de um marco legal na Etiópia. Conhecido como Proclamação do Sistema de Extensão Pluralista, ele é inspirado na Política Nacional de ATER do Brasil. “Esse marco representa um avanço significativo para o fortalecimento da extensão rural naquele país”, acrescenta o extensionista. Além disso, um piloto do HUB de Inovação na Agricultura foi criado para fomentar a inovação e a modernização da agricultura etíope.

A participação da Epagri foi fundamental na criação desse projeto de lei, que está em fase avançada de apreciação no poder legislativo da Etiópia. “A expertise da Epagri permitiu o melhor entendimento do papel da extensão rural pública e suas interações com políticas públicas e instituições privadas. Essa contribuição foi importante para adaptar o modelo de ATER às condições e necessidades específicas da Etiópia”, detalha Humberto.

Horizontes ampliados

Humberto acrescenta que a participação da Epagri nesse projeto traz uma série de benefícios estratégicos e institucionais para a Empresa. Além de fortalecer a reputação internacional e consolidar o modelo brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Epagri ganha com a troca de experiências, o desenvolvimento técnico de seus profissionais e a expansão de redes de cooperação com instituições internacionais. “A iniciativa também promove a inovação e a modernização de práticas agrícolas, alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e abre portas para futuras colaborações globais, potencializando o impacto da Epagri em contextos locais e internacionais”, finaliza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support