Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri lançou sistema web...

Epagri lançou sistema web para gerenciar dados da vitivinicultura

epagri lancou sistema web para gerenciar dados da vitivinicultura 20170202 1808857615

Mais de cem pessoas participaram nesta quarta-feira, 1º , em São Joaquim, do lançamento do Sysvitis, um sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense. O evento foi realizado no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim e contou também com lançamento do livro Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura de Santa Catarina e a palestra Resultados do Projeto de Vitivinicultura Trento-SC: Variedades Promissoras para Vinhos Finos em Santa Catarina, proferida pelos pesquisadores Marco Stefanini e Duilio Porro, da Fundação Edmund Mach – Instituto Agrário de San Michele all’Adige (FEM-IASMA), de Trento, na Itália. O

evento contou com a presença do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, e a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.

epagri lancou sistema web para gerenciar dados da vitivinicultura 20170202 1336292144

O sistema lançado é um site que poderá ser acessado por produtores de uvas ou pelo público geral, bastando para isso um login e senha, que devem ser solicitados pelo e-mail sysvitis@epagri.sc.gov.br. Dentro do Sysvitis, o agricultor vai cadastrar dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita. Ele também vai associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima e, assim, cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final. Por outro lado, o sistema vai fornecer informações importantes ao produtor, como datas de poda, floração, maturação e colheita adequadas para cada variedade.

Caberá ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão públicos ou para uso restrito. Já o usuário comum poderá ver os dados publicados, mas não poderá cadastrar informações no sistema.

Na prática, o Sysvitis vai se tornar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos entes públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas. Ao serem lançados no sistema, os dados também ganharão mais valor graças ao cruzamento com dados climáticos. Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola, explica Hamilton Justino Vieira, gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.

Em breve, a Epagri/Ciram lançará um aplicativo mobile que será usado pelos agricultores para coleta dos dados em campo. Esses dados poderão ser coletados mesmo de modo off-line e, quando o agricultor chegar com seu celular ou tablet a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis.

O Sysvitis é um dos resultados do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, desenvolvido desde 2005 numa parceria entre a Epagri/Ciram, a UFSC e o Instituto San Michele, localizado na Província Autônoma de Trento. A província ofereceu apoio financeiro e suporte técnico-científico, permitindo o intercâmbio de técnicos e de conhecimentos que resultaram na produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.

Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support