Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri lança novos cultivares...

Epagri lança novos cultivares de maçã e de goiaba-serrana nesta terça-feira, 13, durante o 15º Senafrut

Fotos: Epagri/Divulgação

Um dos principais eventos da fruticultura no Brasil foi palco para o lançamento de dois cultivares de frutas da Epagri: a Maçã SCS1605 Serrana e a Goiabeira-Serrana SCS 447 Pierri. Os lançamentos aconteceram na manhã desta terça-feira, 13, como parte da programação do 15º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut), no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim.

Maçã SCS1605 Serrana

A Maçã SCS1605 Serrana apresenta resistência à sarna da macieira, uma das principais doenças da cultura

O primeiro lançamento foi daMaçã SCS1605 Serrana, durante palestra do pesquisador aposentado da Epagri, Adilson José Pereira, que selecionou e desenvolveu essa fruta. Ela foi selecionada e desenvolvida na Estação Experimental em São Joaquim (EESJ), pelo Programa de Melhoramento Genético da Maçã da Epagri, em conjunto com a Estação Experimental de Caçador (EECd).

O coordenador dos trabalhos de melhoramento genético da EESJ, pesquisador Leonardo Araujo, explica que novo cultivar de maçã é originário do cruzamento entre a Gala e uma seleção de macieira sem uso comercial (D1R98T188).Dentre as características mais importantes, apresenta resistência a uma das principais doenças da cultura: a sarna da macieira. “Isso proporciona redução dos custos de produção devido ao menor número de aplicações, evitando a contaminação dos produtores e do meio ambiente”, destaca o pesquisador.

Os frutos são de tamanho médio a grande, com coloração vermelha/alaranjada levemente estriada. O período de maturação ocorre entre 25 de fevereiro a 15 de março. O período de colheita da SCS1605 Serrana ocorre na primeira quinzena de março, após a Gala e antes da Fuji, sendo uma opção para escalonar a colheita.

Goiabeira-serrana SCS 447 Pierri

A Goiabeira-serrana SCS 447 Pierri possui resistência parcial à antracnose, fumagina e mancha de Phyllachora, quando cultivada em áreas com altitude acima de mil metros

O cultivar SCS 447 Pierri foi obtido e selecionado pelo Programa de Melhoramento Genético de Goiabeira-Serrana da Epagri. Éoriginário de cruzamentos efetuados em 1997 entre os cultivares Unique 458 e Epagri 50. Ele foi lançado no evento pelo pesquisador Leonardo.

Segundo ele, esse cultivar possui resistência parcial à antracnose, fumagina e mancha de Phyllachora, quando cultivado em áreas com altitude acima de mil metros. Em Santa Catarina é suscetível à podridão cinzenta floral e dos frutos.

O cultivar apresenta boa produção e frutos com massa média de 70 a 140g e rendimento de polpa de 23 a 35% (média = 31,0%).  AGoiabeira-Serrana SCS 447 Pierriapresenta frutos arredondados, de tamanho médio, e cascasemilisa com espessura média e coloração verde-médio. A polpa é de cor gelo com sementes de tamanho médio de coloração creme.

O período entre o início e o final da floração é de aproximadamente 30 dias e ocorre, geralmente, entre as primeiras semanas de novembro e dezembro, respectivamente. A época de maturação dos frutos ocorre entre a segunda quinzena de março e a primeira semana de abril.

Aquisição de mudas

As mudas ainda não estão disponíveis aos produtores. Em breve a Epagri vai realizar chamada pública para habilitar empresas que possam comercializar as mudas dos novos cultivares.

Senafrut

O Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut) é uma realização da Epagri em parceria com outras instituições, realizado sempre em São Joaquim. A 15ª edição acontece de 13 a 15 de junho e tem como objetivo contribuir com a integração, atualização técnica e informação dos produtores, profissionais, empresas, instituições e demais atores ligados ao agronegócio de frutas de clima temperado.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de tecnologias e visitas técnicas a áreas de produção, todos com assuntos de importância estratégica para o desenvolvimento da fruticultura de clima temperado.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Mais informações e entrevistas:

Leonardo Araujo, coordenador dos trabalhos de melhoramento genético da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim

Fone: (49) 3233-8438

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, jornalista

(48) 3665-5404/99167-3902

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support