Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri Itajaí inaugura Unidade...

Epagri Itajaí inaugura Unidade de Beneficiamento de Arroz

A Epagri Itajaí inaugurará a Unidade de Beneficiamento de Arroz, batizada de Urbano Franzner, no dia 30 de novembro, às 10h, na Estação Experimental, montada para diferentes condições de clima e solo de Santa Catarina. A atual estrutura que abriga a unidade foi reformada e conta com novos equipamentos, em uma área de 588 m2 com espaço para recepção, pré-limpeza, secagem e beneficiamento de sementes, armazenamento, sala de engenho de prova, fornalha de secagem, área de ensacamento, pesagem e de apoio. No local foi instalado secador intermitente com sistema automático a gás, visando melhor controle da temperatura durante o processo. Um dos grandes destaques é o sistema de automação em todo o processo de produção, permitindo maior agilidade, mais segurança e rastreabilidade no processo.

O nome da unidade é uma homenagem ao empreendedor e proprietário rural que fundou, em 1960, a Urbano Agroindustrial, atuando no beneficiamento de arroz e feijão. Hoje a empresa é uma das dez maiores de arroz do Brasil, com matriz em Jaraguá do Sul e filiais em São Gabriel/RS, Meleiro/SC, Sinop/MT, Pouso Redondo/SC, Cabo de Santo Agostinho/PE, Garulhos /SP e Ponta Grossa/PR. Na mesma data também será inaugurada a Unidade de Manutenção e Conservação de Máquinas e Implementos Agrícolas da Estação. O investimento total ultrapassa R$ 1,1 milhão.

Arroz irrigado em Santa Catarina

Em Santa Catarina a cultura do arroz irrigado destaca-se pela sua importância social e econômica, responsável pela renda de oito mil famílias de pequenos e médios agricultores, distribuídos em 65 municípios. O estado detém um dos mais elevados índices de produtividade do Brasil com 7,06 t/ha e um volume de produção de 150,1 mil toneladas.

Em algumas regiões, a produtividade obtida supera 14 t/ha, evidenciando diferença significativa entre o potencial de produtividade e a média obtida nas lavouras. O segmento industrial também merece destaque, com mais de 60 indústrias e capacidade de beneficiamento superior a produção estadual. O setor de sementes é o mais bem organizado entre os demais estados produtores de arroz, exportando para outros estados sementes de alta qualidade das cultivares desenvolvidas pela pesquisa catarinense que apresentam bom desempenho agronômico também na maioria das regiões brasileiras e outros países da América Latina. Em Santa Catarina, o sistema de cultivo do arroz caracteriza-se pela utilização de sementes pré-germinadas, semeadas a lanço em solo coberto por uma lâmina de água, sendo o único estado brasileiro onde cerca de mais de 80% da área é cultivada no sistema pré-germinado.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support