Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Aviso de Pauta
  4. /
  5. Epagri inaugura unidade didática...

Epagri inaugura unidade didática de silo secador e lança cultivar de feijão nesta quarta-feira, em Pinhalzinho

Na unidade didática será possível observar o funcionamento, a estrutura utilizada e o mecanismo de medição da temperatura e umidade da massa de milho (Foto: Divulgação/Epagri)

A Epagri marca presença na 25ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, levando duas importantes tecnologias ao agricultor familiar: lançamento do cultivar de feijão do grupo carioca SCS207 Querência e inauguração da unidade didática do silo secador com ar natural. O evento será nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, às 8h30min, no estande da Empresa instalado no Parque de Exposições da Itaipu, aberto a todos os participantes da feira.

Silo secador com ar natural

O silo secador de grãos é uma tecnologia muito apropriada para a agricultura familiar, pois possibilita que o agricultor mantenha a qualidade do grão e possa comercializar a produção quando o preço estiver melhor, dando a ele autonomia e economia. A unidade didática instalada no Parque de Exposições da Itaipu vai permitir que a divulgação da tecnologia seja ampliada entre produtores rurais.

Este modelo de silo secador foi desenvolvido pela Emater do Rio Grande do Sul. A unidade didática tem 2m de diâmetro, capacidade instalada de 40 sacas e conta com a estrutura de motor e ventilador, caracol para descarga do milho e espaço com vidro para o público visualizar o espaço interno. Durante o evento, os participantes da feira poderão esclarecer dúvidas com a equipe técnica da Epagri, que estará no local para repassar orientações a quem tiver interesse em construir o silo na propriedade.

“Nesta unidade didática será possível observar o funcionamento, a estrutura de alvenaria e ferragem usada, a estrutura de madeira e o mecanismo de medição da temperatura e umidade da massa de milho. Também estaremos em parceria com o IFSC de Chapecó, mostrando o mecanismo de acompanhamento da temperatura da massa do milho via online no celular”, explica o extensionista rural da Epagri em São Carlos, Paulo Cesar Menoncini.

O aplicativo para fazer monitoramento remoto do processo de secagem e manutenção de grãos foi desenvolvido pelo IFSC e que está sendo testado pela Epagri em propriedade rural de São Carlos. “Além de monitorar a temperatura e volume da massa, este sistema também permite ao agricultor acionar ou desligar o motor do ventilador”, revela Menoncini.

O SCS207 Querência se destaca pelo o elevado potencial para o rendimento de grãos, superando os 4,8 mil kg de grãos produzidos por hectare de cultivo (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Feijão SCS207 Querência

O novo cultivar de feijão foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf) e é indicado para cultivo nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o pesquisador Sydney A. F. Kavalco, um dos diferenciais do SCS207 Querência é o elevado potencial para o rendimento de grãos, superando os 4,8 mil kg de grãos produzidos por hectare de cultivo.

O cultivar também possui maior estabilidade e adaptabilidade para cultivo, o que possibilita seu uso nos períodos de safra e safrinha em toda região Sul-brasileira. Seus grãos são característicos do grupo carioca, com fundo bege claro, listra marrom e de tamanho grande. O tempo de cozimento médio é de 19 minutos, com teor de proteína em torno de 21,5% e massa média de mil grãos de 254 gramas.

“Com relação às doenças, possui reação de moderada tolerância tanto para mancha angular como para antracnose e reação intermediária à bacteriose”, explica Sydney. O SCS207 Querência completa o grupo de quatro cultivares de feijão com indicações de cultivo e disponibilizadas pela Epagri, sendo duas do grupo preto e duas do grupo carioca. Suas sementes serão comercializadas a partir desta safra e os produtores poderão adquiri-las no próximo ciclo de cultivo diretamente com a Epagri/Cepaf em Chapecó.

Itaipu Rural Show

A Itaipu Rural Show é uma exposição segmentada no agronegócio, cuja edição de 2024 acontece de 14 a 17 de feveiro. São mais de 20 hectares de área própria e mais de 50 mil visitantes por edição. O evento é realizado durante quatro dias do mês de fevereiro em cada ano e conta com aproximadamente 300 empresas expositoras de tendências e conhecimento do agronegócio para o empresário rural. A exposição é considerada um show de tecnologias e boas práticas de campo, trazendo informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio na região Sul do país.

Serviço:

O quê: Inauguração da unidade didática do silo secador com ar natural e lançamento do cultivar de feijão SCS 207 Querência
Quando: quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024
Horário: 8h30min
Local: estande da Epagri instalado no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, KM 580 – BR-282, Município de Pinhalzinho.

Mais informações e entrevistas:

Paulo Cesar Menoncini, extensionista rural da Epagri em São Carlos, fone/WhasApp: (49) 3462-4083

Sydney Kavalco, pesquisador da Epagri/Cepaf, fone: (49) 2049-7527

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessoria de comunicação/Epagri. Fones: (48) 3665-5407/99167-3902

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support