Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri inaugura nova estrutura...

Epagri inaugura nova estrutura em Canoinhas nesta quinta-feira

A Empresa passou a ocupar o prédio onde funcionava a Universidade do Contestado (Foto: Divulgação/Epagri)

A partir deste mês, a Estação Experimental e a Gerência Regional da Epagri em Canoinhas passam a funcionar em nova estrutura física, onde era a Universidade do Contestado. A inauguração será às 14h de quinta-feira, 18 de abril, em cerimônia no Centro de Eventos da unidade. 

Segundo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o local é  amplo e mais adequado para a realização dos trabalhos de  pesquisa agropecuária e extensão rural desenvolvidos pelos 65 funcionários das unidades, que atendem todos os municípios da região. Em breve o Centro de Treinamento da Empresa também vai ocupar o novo espaço. 

“Através desta parceria com a Universidade do Contestado estamos modernizando o atendimento e melhorando a qualidade dos serviços prestados no Planalto Norte Catarinense”, afirma o presidente. A região se destaca pela produção de erva-mate, grãos, florestas plantadas e tabaco.

Assistência aos agricultores

Segundo o gerente regional da Epagri em Canoinhas, Getúlio Tadeu Tonet, em 2023 as ações de extensão rural da Empresa na região atenderam 7.436 famílias rurais, capacitaram 1.628 produtores e possibilitam o acesso dos agricultores a mais de R$13,6 milhões em recursos públicos para financiamento das atividades produtivas nos empreendimentos rurais. 

A região também conta com uma das indicações geográficas do Estado, a erva-mate do Planalto Norte Catarinense. Esta foi a sétima IG conquistada por Santa Catarina. Coube à Epagri produzir a documentação necessária para solicitação do registro, bem como fazer a delimitação geográfica da área de abrangência da IG.

Pesquisa para o desenvolvimento do Planalto Norte

A Estação Experimental de Canoinhas (EECan) atua desde 1989 para o desenvolvimento sustentável do Planalto Norte Catarinense por meio da geração, adaptação e difusão de tecnologias agrícolas. Nesses 35 anos, desenvolveu trabalhos relacionados ao uso agrícola de resíduos das indústrias de papel e celulose, manejo de pastagens perenes, avaliação de culturas alternativas para produção de biodiesel, integração lavoura-pecuária, produção animal em remanescentes florestais (caívas),  manejo das culturas de milho e feijão, agroecologia e erva-mate.

O gerente da EECan, Gilcimar Adriano Vogt, destaca que atualmente a unidade desenvolve projetos de pesquisa com foco em manejo de erva-mate em áreas sombreadas com ênfase à promoção da Indicação Geográfica, sistemas agroflorestaismanejo de pastagens em caívas, uso de produtos alternativos para melhoria da qualidade do solo e avaliação de genótipos de grãos e pastagem.

Serviço:

O quê: inauguração da nova estrutura da Estação Experimental e da Gerência Regional da Epagri em Canoinhas

Quando: 18 de abril, quinta-feira, às 14h

Onde: Centro de Eventos  – Universidade do Contestado / Distrito de Marcílio Dias. Rod. Wendelin Metzger – s/n

Mais informações e entrevistas:

– Gilcimar Adriano Vogt,  gerente da Estação Experimental de Canoinhas, (47) 9692-0240

– Getúlio Tadeu Tonet, gerente regional da Epagri em Canoinhas, (47) 9986-6262

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support