Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri inaugura Laboratório de...

Epagri inaugura Laboratório de Biotecnologia em Sanidade Animal em Chapecó

A pesquisa agropecuária em diagnóstico animal no Oeste Catarinense passa contar com uma importante ferramenta, o Laboratório de Biotecnologia em Sanidade Animal (Biotecsa), inaugurado nesta quarta-feira, 20, no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf), unidade de Chapecó. A entrega oficial do laboratório integrou a programação do III Fórum Oeste Catarinense do Leite (Focaleite).

O laboratório vai trabalhar com foco em diagnóstico microbiológico e molecular de enfermidades que afetem a produção animal e a saúde pública, com pesquisas na área da produção de leite, com monitoramento da sanidade animal. O Oeste Catarinense é a maior bacia leiteira do Estado concentrando 75,1% da produção e responde por 48,1% da carne bovina.

O médico-veterinário, Vagner Miranda Portes, doutor em biotecnologia e biociência e pesquisador da Epagri/Cepaf está à frente do Biotecsa. Portes observa que o Laboratório irá auxiliar programas de vigilância epidemiológica e de saúde pública, principalmente no que está relacionado com as zoonoses transmitidas via leite e derivados. “Irá proporcionar conhecimentos estratégicos em nível de rebanho para controle de mastite e sanidade bovina. Também irá auxiliar na implementação de medidas focadas na qualidade e segurança dos alimentos”, pontua.

Estrutura

joomplu:38325

O Biotecsa vai usar estruturas de outros laboratórios já existentes na Epagri/Cepaf, sem interferir na operação destes. Também foram investidos R$ 200 mil em novos equipamentos, com verbas da Fapesc, PAC Embrapa e da própria Epagri. “Além de atender a área de diagnóstico animal, também vai possibilitar ao centro de pesquisa trabalhos nesta linha molecular, com a parte de doenças vegetais”, explica o médico-veterinário, sobre a estrutura disponibilizada.

O laboratório será uma fonte de informações para auxiliar na prevenção de possíveis doenças que atingem a produção de leite. “É um investimento com o objetivo principal de dar resposta rápida ao produtor rural. É mais uma ferramenta para que, quem faz a assistência técnica, leve respostas efetivas”, afirma o presidente da Epagri, Luiz Hessmann.

Focaleite

O Focaleite chegou à terceira edição. Neste ano o evento colocou em pauta a qualidade do leite e seus derivados. Foi discutida a importância do diagnóstico no controle da mastite bovina e sua relação com a qualidade dos lácteos, imunologia de glândula mamária, e uma avaliação das Unidades de Referência Técnica (URTs) acompanhadas pela Epagri.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail:
imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support