Epagri inaugura estação meteorológica em Luis Alves na quarta-feira
A estação meteorológica de Luis Alves mede temperatura e umidade relativa do ar, chuva, molhamento foliar, radiação solar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento
Nesta quarta-feira, 12 de junho, a Epagri inaugura estação meteorológica no município de Luis Alves, no Vale do Itajaí. A inauguração ocorre às 9h, na estrada geral da comunidade de Rio Novo (anexo às instalações da Banalves Aviação Agrícola). A cerimônia vai contar com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de estudantes da região.
A estação meteorológica de Luis Alves mede temperatura e umidade relativa do ar, chuva, molhamento foliar, radiação solar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento. O equipamento coleta as variáveis a cada 15 minutos e envia as medições a cada hora para o banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis. A transmissão é feita automaticamente por sinal de celular.
Estes dados são usados pela Epagri/Ciram para melhorar a previsão do tempo, apoiando a Defesa Civil e as ações de manejo nas lavouras do município. Também podem ser empregados para desenvolvimento de pesquisas feitas pela Epagri ou por outras instituições. No link Monitoramento on-line do site da Epagri/Ciram, a sociedade pode conferir os dados medidos pela estação na última hora.
A instalação da estação meteorológica foi executada pela Epagri/Ciram com verba do projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Gerência Regional da Epagri em Blumenau e o Escritório Municipal da Epagri em Luis Alves apoiaram a instalação do equipamento.
O projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região Abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina foca na competitividade e permanência dos agricultores familiares na atividade produtora de alimentos. Para tanto, investe na reestruturação do sistema de monitoramento ambiental nos municípios catarinenses que foram atingidos pelas cheias de novembro de 2008.
Santa Catarina conta hoje com um sistema de monitoramento ambiental gerido pela Epagri/Ciram e formado por cerca de 200 estações, entre automáticas e convencionais. O banco de dados da instituição, que reúne informações coletadas desde 1911, ultrapassou em setembro último a casa dos 150 milhões de registros.
Serviço
O que: inauguração da estação meteorológica de Luis Alves
Quando: quarta-feira, 12 de junho, às 9h
Onde: estrada geral da comunidade de Rio Novo (anexo às instalações da Banalves Aviação Agrícola)
Mais informações: Gisele Dias, pelo fone (48) 3665-5147 ou pelo e-mail: giseledias@epagri.sc.