Epagri fortalece participação nos órgãos de segurança alimentar
A segurança alimentar foi discutida amplamente pelo Estado durante o mês de junho com a realização das Conferências Municipais, Regionais ou Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional. A Epagri participou ativamente dos debates por meio dos seus Escritórios Municipais, que enviaram extensionistas para os eventos. O prazo para realização dessas Conferências se encerrou em 30 de junho e já começa a preparação para a Conferência Estadual, que acontece de 4 a 6 de agosto. A programação vai culminar no evento nacional, marcado para novembro.
O diretor de Extensão da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, explica que, ao tomar posse no cargo, no início desse ano, procurou fortalecer a participação da Empresa nos órgãos de segurança alimentar. Nesse sentido, uma de suas primeiras atitudes foi solicitar o retorno da Epagri à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ligada ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A extensionista rural Cristina Ramos Callegari foi a indicada pela Empresa para representá-la na Caisan.
“Acredito que a Epagri deve participar nas ações de Direito Humano a uma Alimentação Adequada (DHAA)”, explica Arruda. Ele entende que, se o lema da Empresa é conhecimento para produção de alimentos, é obrigação dela buscar alimentação adequada para toda a sociedade. O diretor relata que a empresa trabalha historicamente com esse objetivo, desenvolvendo ações de incentivo ao autoabastecimento (pomares e hortas domésticas, pequenas criações etc) e de valorização dos alimentos tradicionais (pão de milho, mandioca, batata-doce etc). Ele destaca ainda as pesquisas relacionadas à produção integrada, que reduz o uso de insumos e agrotóxicos nas produções de arroz, tomate, cebola, banana e maçã, além de outras ações nutricionais e de gestão de empreendimentos.
Cada Conferência Municipal, Regional ou Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional elegeu três delegados por cada 30 participantes, que terão direito a voto no evento estadual. Desses três, dois devem representar a sociedade civil e um deve ser representante de órgãos públicos. Assim, a Epagri elegeu muitos delegados e divide esses cargos com representantes da Cidasc e de Secretarias Estaduais relacionadas ao tema.
Encerrado-se o prazo para realização dos eventos municipais, já tiveram início outras atividades relacionadas à segurança alimentar. Uma delas é o III Encontro Catarinense de Alimentação Escolar (III Encae), realizado entre 2 e 3 de julho em Florianópolis. Cristina Callegari foi a representante da Epagri nessa ocasião, que tinha como público-alvo membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Consea, nutricionistas e técnicos em nutrição que atuam no Programa Nacional de (Pnae); coordenadores de alimentação escolar; secretários de educação; agricultores familiares; técnicos agrícolas e extensionistas rurais que atuam com a agricultura familiar.
Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: giseledias@epagri.sc.gov.br
Site: www.epagri.sc.gov.br