Epagri forma 50 profissionais em homeopatia no Sul do Estado para incentivar agropecuária mais limpa
A Epagri forma 50 profissionais em homeopatia agropecuária nesta quinta-feira, 12. São 14 agricultores e 36 técnicos da extensão rural da Epagri, de cooperativas, associações e da iniciativa privada, todos do Sul do Estado. Eles frequentaram, durante um ano, curso promovido em parceria com a Udesc, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá.
Foto: Marcelo Pedroso / Epagri
>>> Ouça o Boleitm da Rádio Secom e faça o download
Com a capacitação, a Epagri busca incentivar uma agropecuária mais limpa, dispensando o uso de drogas veterinárias e insumos químicos utilizados na agricultura convencional, que deixam resíduos nos alimentos consumidos pela população. O curso contribui também para um dos projetos estratégicos em desenvolvimento pela Epagri, que é a produção de leite orgânico na região Sul do Estado.
“A homeopatia em Santa Catarina está em franco desenvolvimento e somos referência para outras empresas públicas do país”, relata Marcelo Silva Pedroso, médico veterinário homeopata da Epagri e coordenador do curso. Ele conta que, graças ao método terapêutico, estão sendo colhidos excelentes resultados no combate à mastite clínica e subclínica, por exemplo. De acordo com o veterinário, com a homeopatia a doença vem sendo mantida sobre controle nos rebanhos do Sul do Estado, em níveis melhores do que os obtidos com o método convencional. Com os remédios homeopáticos o agricultor não precisa descartar o leite durante o uso, o que seria necessário com o tratamento alopático.
A Epagri vem apostando no uso da homeopatia no meio rural. A Empresa possibilitou a especialização na área de setes médicos veterinários de seus quadros, que atuam na região Sul. Conta também com o Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal, na Estação Experimental de Lages. Lá são desenvolvidas diversas pesquisas, com envolvimento de alunos de mestrado e doutorado, o que já resultou em vários trabalhados publicados.
O curso de extensão teve 200 horas de aulas presenciais. Foram tratados temas como filosofia homeopática, matérias médicas homeopáticas e farmacotécnica homeopática. A aplicação se dá tanto na produção animal como vegetal. A parte prática foi realizada entre janeiro e fevereiro, quando, reunidos em grupos, os alunos fizeram estudos de caso em campo, de modo a estarem aptos a desenvolver esta terapêutica após a formatura.
Já está sendo organizado pela Epagri um grupo de estudos e troca de experiências, com a participação dos agricultores e técnicos recém-formados, que vão se reunir periodicamente para aprofundar a temática. A Empresa também já está procurando recursos para uma segunda edição do curso, tendo em vista o grande interesse pelo assunto na região.
No dia 12, durante a formatura, serão apresentados estudos de casos no período da manhã. A solenidade será a tarde, com palestra magna do médico homeopata Artur Zingano e entrega dos certificados.
O curso foi promovido com recursos do Programa SC Rural, Fapesc e CNPq. Apoiaram a atividade o Laboratório de Homeopatia e Sanidade Vegetal da Estação Experimental da Epagri em Lages, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) Campus de Orleans, a Farmácia Homeopática Ávila de Criciúma e a Farmácia Homeopática Maria Rocha de Tubarão.
Serviço:
O que: formatura do curso homeopatia agropecuária da Epagri;
Quando: quinta-feira, 12 de maio;
Onde: Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Rua Marcos João Patricio, S/N, Bairro Barranca);
Mais informações: Marcelo Silva Pedroso (48) 8814-6413
Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Dias
Jornalista Epagri
(48) 3665-5147 / 9989-2992