Epagri e Secretaria de Agricultura capacitam agricultores de Itapiranga para construção de fontes protegidas
A capacitação organizada pelo escritório da Epagri e Secretaria de Agricultura de Itapiranga aconteceu na tarde de sexta-feira, 4, no auditório da Unidade Básica de Saúde da Fronteira, na cidade. Os 36 agricultores participantes do encontro foram informados sobre o objetivo e de que maneira ocorre essa parceria entre o Estado, prefeitura e agricultor. Além do quadro técnico da Epagri local, participaram o secretário municipal de Agricultura, Eusébio Tavares, e o gerente regional de Agricultura da ADR, Zaclir Stolarski. A previsão é construir mais de 35 fontes protegidas nos modelos Caxambú e Tubo Vertical em 2016.
Conforme o extensionista rural da Epagri, Marcelo Rohden, durante a capacitação, foram repassados os principais aspectos que devem ser observados para construção de cada modelo de fonte protegida, inclusive, o tratamento após a conclusão dos trabalhos. De acordo com o extensionista Marcelo, o objetivo é que as fontes protegidas possam fornecer água potável.
“A Epagri orienta os trabalhos e auxilia no planejamento e assistência em casos mais complexos. Por outro lado, a Secretaria de Agricultura disponibiliza a retroescavadeira e o caminhão para transportar pedras. Já o produtor fornece os materiais, inclusive, os tubos”, informa o extensionista da Epagri, Marcelo.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}