Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri e Sebrae/SC lançam...

Epagri e Sebrae/SC lançam dois livros sobre a maçã Fuji na abertura da Festa da Maçã em São Joaquim

Um trabalho em parceria entre a Epagri e o Sebrae/SC resultou na edição de dois livros sobre a Maçã Fuji da Região de São Joaquim. O lançamento das publicações será nesta sexta-feira, 6, na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim. O evento será às 21h, com entrada franca. Em breve as obras estarão disponíveis para download gratuito no site da Epagri.

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim recebeu a Indicação Geográfica (IG) em 2021 na categoria de Denominação de Origem. De acordo com o pesquisador da Epagri/Ciram Angelo Mendes Massignam, as duas obras não falam apenas sobre a maçã Fuji. “Os livros nos contam a história da região de São Joaquim e a trajetória de estudos que a Epagri tem na cultura da macieira”, relata o pesquisador.

A seguir, confira os detalhes de cada publicação.

Indicação Geográfica

A publicação mostra o trabalho técnico coordenado pela Epagri para a delimitação da área da maçã Fuji para a obtenção da IG

O livro “Denominação de Origem Maçã ‘Fuji’ da região de São Joaquim: caracterização socioeconômica, ambiental e do produto” foi organizado pelos pesquisadores da Epagri Angelo Massignam e Mariuccia De Martin. A obra é de autoria de técnicos da Empresa, professores da UFSC e consultores do Sebrae/SC. A publicação mostra o trabalho técnico coordenado pela Epagri para a delimitação da área da maçã Fuji para a obtenção da IG.

O conteúdo se distribui em 140 páginas e 10 capítulos. Eles trazem informações sobre a área de cultivo, clima, descrição do cultivar e ecofisiologia da macieira. A publicação também aborda as características socioeconômicas e de produção, atributos de qualidade da maçã Fuji em diferentes altitudes, qualidade pós-colheita, especificações técnicas e a identidade visual da IG.

Conforme a pesquisadora Mariuccia, o selo de Denominação de Origem certifica o que já era de conhecimento da cadeia produtiva: a maçã Fuji produzida na Região de São Joaquim é a melhor do mundo. “O livro técnico é um compilado de muitos estudos e das informações que permitiram a obtenção dessa indicação geográfica tão importante”, informa a pesquisadora.

História e cultura

O livro conta a história da maçã na região, desde os primeiros cultivares plantados até a introdução da Fuji, variedade mais cultivada na região

O livro “Maçã Fuji da Região de São Joaquim: história e cultura” tem como autoras as historiadoras Paola Beatriz May Rebollar e Christina Baumgartem.  A obra conta a história da maçã na região, desde os primeiros cultivares plantados até a introdução da maçã Fuji, variedade mais cultivada na região.

O conteúdo está distribuído em 75 páginas. O livro traz informações sobre o território da maçã Fuji, a cadeia produtiva, o futuro da produção e o processo de construção da identidade visual para a indicação geográfica.

Para obtenção do selo de Denominação de Origem, bem como para elaboração dos livros, a Epagri, o Sebrae/SC e a Associação dos Produtores de Maça de Santa Catarina (AMAP) trabalharam em parceria com o setor produtivo e com diversas instituições.

Mais informações e entrevistas: 

Angelo Mendes Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram, (48) 3665-5128

Mariuccia Schlichting De Martin, pesquisadora da Estação Experimental de São Joaquim, (49) 3233-8423

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, fones: (48) 3665-5407/99161-9596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support