Epagri e prefeitura de São Joaquim se unem para ampliar o monitoramento agrometeorológico no município
O presidente da Epagri Dirceu Leite assinou o contrato na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã (Foto: Roberto Zacarias/Secom)
Uma parceria entre a Epagri e a prefeitura de São Joaquim vai permitir a ampliação do monitoramento agrometeorológico daquele município. Por meio de um contrato de prestação de serviços, a Epagri vai incluir os dados de três estações meteorológicas da prefeitura no Agroconnect. A assinatura do contrato foi na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã, dia 6 de setembro, em São Joaquim.
O Agroconnect é uma plataforma acessível via Web de forma gratuita pela população, com informações agrometeorológicas voltadas ao setor agrícola. A divulgação nesse portal segue padrões rígidos de monitoramento recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia. O Agroconnect é mantido pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima em Santa Catarina.
O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Giovani Nunes, do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto e do presidente da Epagri Dirceu Leite. Participaram também a presidente da Cidasc Celles de Mattos e o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza.
Maior conhecimento do clima em SC
Esta é a primeira vez que a Epagri disponibiliza dados de estações meteorológicas que não sejam mantidas pela própria Empresa. De acordo com o presidente da Epagri, Dirceu Leite, essa parceria atende uma demanda do Governo do Estado de monitorar os pontos mais frios do Estado. Atualmente, a Epagri conta com 10 estações em São Joaquim.
“Quanto mais pontos monitorados, mais vamos conhecer as características climáticas de Santa Catarina e permitir intervenções do setor público em casos de previsão de eventos climáticos, por exemplo. Esta parceria é inédita e com certeza servirá de exemplo para outras, com novos parceiros”, ressalta Dirceu.
Santa Catarina é referência no país pela quantidade e qualidade das informações ambientais geradas. Conforme o gerente da Epagri/Ciram, Luis Hamilton Garbossa a rede de monitoramento no Estado registra variáveis como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do solo, precipitação (chuva), a umidade da folha e a radiação solar.
Esses dados geram informações sobre as condições do tempo e do mar, permitem a divulgação de avisos e alertas de situações adversas para a cidade e o campo, além de oferecer uma série de produtos para a agricultura. Isso auxilia o agricultor na tomada de decisão e no planejamento de práticas agrícolas, entre outras atividades.
Ao todo chegam diariamente nos servidores da Epagri mais de 90 mil registros dessas variáveis ambientais, que estão disponíveis para a população catarinense e usadas no planejamento de diversas áreas no Agroconnect, no endereço http://ciram.epagri.sc.gov.br.
Mais informações e entrevistas:
Luis Hamilton Garbossa, pesquisador e gerente da Epagri/Ciram, fone: (48) 3665-5006
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, fones: (48) 3665-5407/99161-9596