Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri difunde técnicas de...

Epagri difunde técnicas de produção de leite para agricultores na regional de Itapiranga

Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga

A produção de leite na regional de Itapiranga está registrando amplo crescimento. Em decorrência disso, os escritórios da Epagri estão unindo conhecimento com a realização de encontros dos técnicos com as famílias que possuem Unidades de Referencia Tecnológica (URTs). Todo esse trabalho visa melhorar a atividade com a busca de aplicação de tecnologias para aumentar a produtividade das propriedades e diminuir o custo de produção. Foi assim na terça-feira, 6, quando aconteceu um encontro das famílias que são Unidades de Referência Técnica (URT) em produção de leite. Dessa vez foi na propriedade de Lauro e Deisi Wuitschik, na comunidade de Santa Fé Alta, Itapiranga. O encontro reuniu representantes das propriedades (URTs) dos municípios de Santa Helena, Tunápolis, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Belmonte.

Além de técnicos da Epagri, participaram os representantes da gerência regional do órgão, Célio Mikuski e Valmir Kratschmer. Este coordena e acompanha o projeto em vários municípios da região. A ADR Itapiranga esteve representada pelo servidor, Miguel Schneider e a prefeitura de Itapiranga pelo médico veterinário, Valdair Dahmer. Após palestras, houve visita de piquetes e instalações para verificação in loco do sistema que é um caso de sucesso na atividade leiteira.

Conforme o extensionista da Epagri, Marcelo Rohden, a propriedade serviu de referência para apresentação das técnicas das URTs. Segundo ele, foi efetuado um planejamento inicial e o acompanhamento e levantamento de dados acontecem desde o início da atividade. Acrescenta que, com isso é possível perceber quais as mudanças necessárias e os investimentos prioritários, sempre visando a produtividade e a lucratividade do negócio. “O foco é a produção de leite à base de pasto com sistema de piquetes com sombra, visando também o bem estar animal”.

O gerente de políticas socioeconômicas da ADR, Miguel Schneider, entende que este trabalho é de fundamental importância para o desenvolvimento da produção leiteira e da constante busca de rentabilidade e qualidade e vida do agricultor. Conforme Schneider, a intenção do Governo do Estado por meio da Epagri é de que cada vez mais propriedades sejam contempladas com as tecnologias e modo de trabalho adotado nas Unidades de Referência Tecnológica. “Estão de parabéns todos os profissionais dos escritórios da Epagri que sempre em parceria com as secretarias municipais da agricultura, tem esse compromisso com o agricultor do município e da região onde atuam”.

{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}