Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri de São Joaquim...

Epagri de São Joaquim realiza encontros sobre poda e condução da macieira

evento epagri poda de macieira 20150612 1565698643

A Epagri – Estação Experimental de São Joaquim promoveu nos dias 2 e 9 de junho, tarde de campo sobre manejo de plantas com poda e condução da macieira. Aproximadamente 150 pessoas entre engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários, fruticultores e estudantes ligados a fruticultura de clima temperado, nos dois dias de encontro.

O gerente da Estação Experimental de São Joaquim, o engenheiro agrônomo,  Marcelo Cruz de Liz explica que na primeira etapa foi realizada uma apresentação teórica e na segunda, uma demonstração prática sobre o assunto. “O evento visa reciclar conceitos e fundamentos sobre a prática na cultura e proporcionar um ambiente de aprendizado, discussão e informações aos profissionais que atuam na área”, ressaltou.

O engenheiro acrescenta que o manejo de plantas através da poda e condução é um dos principais tratos culturais da macieira, e visa principalmente estabelecer um crescimento equilibrado entre a parte vegetativa e frutífera da macieira, para obter produções satisfatórias e constantes ao longo dos anos com frutos de qualidade.

Na parte teórica, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri, José Massanori Katsurayama ressaltou a importância da poda e da condução serem bem planejadas, pois afetam diretamente a produtividade e qualidade de um pomar.  Também foram apresentados alguns resultados de pesquisa com experimentos que estão em andamento, com a apresentação de diferenças de produtividade conforme os porta enxertos e cultivares utilizados nas diferentes densidades de plantio.

Na segunda etapa, ele demonstrou a prática de poda no pomar da estação, onde objetiva-se conseguir uma planta com boa formação dos ramos. “Importante obter plantas bem compactas e não muito altas que facilitem os tratos culturais e sejam de fácil manejo, tornando a mão de obra mais eficiente e produtiva, um dos principais entraves hoje na cultura”.

O pesquisador ainda explicou que a poda de pós colheita e a poda de verão podem ser utilizadas para diminuir o vigor e manter as plantas equilibradas, porém seu uso deve ser realizada em cada caso, analisando se houver sua necessidade, conforme o vigor  do pomar.

A estação planeja realizar outros eventos envolvendo o tema, no mês de junho, em municípios da região. “A poda de inverno é fundamental na cultura da macieira para termos pomares bem produtivos, com material produtivo sempre renovado, proporcionando aumento de produtividade e ganhos de qualidade com frutas mais coloridas, de melhor tamanho e sabor”, explicou Marcelo.

Informações adicionais para Imprensa:                  
Elenise Melo Nunes

Assessoria de Comunicação                                                             

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail:
sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br

Telefone: (49) 3233-8301 – 91025054 – 91481016

Com informações da Epagri