Epagri de Canoinhas e Mafra formam 3ª turma de Jovens Empreendedores Rurais
O Centro de Treinamentos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) Regional de Canoinhas foi o local da entrega dos certificados na quinta-feira (26), para turma de formandos da terceira turma do Curso de Formação em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo com Jovens Rurais. O curso é uma ação realizada dentro do Programa SC Rural, cuja meta é capacitar 1,5 mil jovens rurais em Santa Catarina, entre os anos de 2012 e 2016.
Estiveram presentes na formatura o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; secretário regional de Mafra, Abel Schroeder; gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noeenberg, e de Mafra, Bernadete Grein; secretário executivo do Programa SC Rural, Marcos Vieira; representantes da Diretoria de Extensão da Epagri, Daniel Uba; assessor Paulo Rocha Faria Junior, no ato representando o deputado estadual Antônio Aguiar; e o secretário de agricultura de Canoinhas, Joércio Mielke, representando o prefeito Beto Faria. Estiveram presentes também secretários de agricultura da região, vereadores, além de familiares e convidados dos formandos.
Os 24 formandos são dos municípios de Três Barras, Major Vieira, Porto Uniã, São Bento do Sul e Campo Alegre.
O coordenador do curso em Canoinhas, o extensionista Adolar Eleutério Voigt, destacou em sua fala sobre a importância do curso para os jovens, que tem como objetivo contribuir para sua permanência no meio rural. A extensionista Ana Paula Machado, coordenadora do curso na Epagri de Mafra, também destacou a evolução e aprendizado de cada jovem que concluiu o curso, e o quanto os alunos se dedicaram para realizar com êxito a formação oferecida pelo Estado.
Secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, enfatizou em sua fala que o estado de Santa Catarina é exemplo para o país. “Temos um povo trabalhador, que se dedica com amor ao que faz. E são jovens como vocês que vão fazer a diferença, tornando nossa região cada vez mais forte e produtiva”, finalizou.
Sobre o curso
O curso foi desenvolvido dentro da metodologia da alternância, onde o jovem permaneceu uma semana do mês no Centro de Treinamento recebendo as informações de forma presencial, e as outras três semanas retornava para a propriedade, para aplicar o que foi aprendido no curso, nas atividades junto a sua família.
O curso foi trabalhado em quatro eixos: Desenvolvimento Humano; Tecnológico; Gerencial; e Ambiental. Os temas foram desenvolvidos principalmente por técnicos da Epagri, das áreas de extensão e da pesquisa. O curso teve 10 meses de duração.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}