Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri de Caçador moderniza...

Epagri de Caçador moderniza rede de monitoramento climatológico

Foto: Epagri/Divulgação

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Epagri/Ciram) está modernizando a rede de monitoramento climatológico catarinense. A rede é composta por estações meteorológicas, hidrológicas e agrometeorológicas instaladas em todo o Estado. Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Epagri/Ciram adquiriu sensores para transformar estações convencionais em automáticas.

Nos 29 e 31 de maio, técnicos do Ciram instalaram uma estação automatizada na Estação Experimental da Epagri de Caçador. Segundo o gerente da Epagri, Renato Luis Vieira, os equipamentos já estão medindo e transmitindo, de hora em hora, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva e temperatura do ar. Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados no sistema Agroconnect no site da Epagri/Ciram.

Os trabalhos foram coordenados pela pesquisadora da Epagri/Ciram, Iria Sartor Araujo, e apoiados por uma equipe da Estação Experimental de Caçador. “A modernização do sistema de monitoramento meteorológico é uma tendência e, mais uma vez, Santa Catarina se destaca, reduzindo os custos operacionais, inovando a tecnologia e aumentando a confiabilidade dos dados”, finaliza a pesquisadora Iria.

{article Murilo Rosso – ADR Caçador}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support