Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Epagri/Ciram divulga a previsão...

Epagri/Ciram divulga a previsão climática para o próximo trimestre em Santa Catarina

Os meteorologistas da Epagri/Ciram divulgaram, nesta sexta-feira, 30, a previsão climática para os meses de setembro, outubro e novembro. A primavera começa no dia 22 de setembro, às 17h44. A estação é marcada pelo aumento de eventos de temporais com ventania e granizo no Estado. Nesta transição do inverno para o verão, há também acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.

Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro começa o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão. Os ciclones extratropicais oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura, a expectativa é de um final de inverno com temperatura próxima a média climatológica. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda há previsão de chegada de massas de ar frio com formação de geada. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos. 

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support