Epagri capacita merendeiras em Timbé do Sul
Para melhor uso dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, a Epagri de Timbé do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, e a nutricionista Bárbara Pizzolo Tramontin Cristiano, promoveram um treinamento com 6 horas de duração para as merendeiras da cidade de Timbé do Sul, que aconteceu nas dependências da Escola Municipal Frei Modesto, durante o recesso escolar.
A extensionista social da Epagri de Araranguá, enfermeira Marinesa Freitas, palestrou sobre as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos e da legislação brasileira que estabelece a obrigatoriedade dos municípios em adquirir os produtos da agricultura familiar com recursos da alimentação escolar repassados pelo governo federal, ação essa chamada de Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na etapa prática da capacitação, foram expostos sobre uma mesa os principais alimentos produzidos pela agricultura familiar, potenciais para uso na merenda de forma saudável, saborosa e prática, com o acompanhamento pela nutricionista do município, Bárbara Pizzolo Tramontin Cristiano.
As merendeiras realizaram a prática de preparo de pratos junto à instrutora e nutricionista e elaboraram diversas receitas com o aproveitamento integral dos alimentos como: farofa de talos de couve, beterraba, brócolis e couve flor; creme de milho, retirado da espiga, creme de aipim com carne moída, frango ao molho de cebola com quatro tipos de legumes (cenoura, brócolis, couve flor e batata doce), sucos naturais com aproveitamento de talos e folhas; suco de abacaxi com rúcula, limão e adoçado com melado; suco de beterraba com maracujá e folhas de couve com limão, suco de agrião com abacaxi e maracujá, frapê (bebida láctea) de batata doce adoçado com mel e melado, frapê de moranga e abóbora adoçados com melado. Após a prática, foi feita a discussão das receitas e distribuição do material didático.
De acordo com o engenheiro agrônomo Filipe Kinalski, através da chamada pública, a prefeitura adquire alimentos diretamente dos agricultores familiares do município. “Assim, os recursos financeiros circulam no município, colaborando na geração de renda no meio rural, promovendo o desenvolvimento local e disponibilizando alimentos de alta qualidade para as crianças de Timbé do Sul. A Epagri de Timbé do Sul agradece a todas merendeiras e auxiliares presentes na capacitação, a colega Marinesa pela disponibilidade, a nutricionista Bárbara, bem como a Secretaria de Educação do município por acreditar no trabalho da empresa”, disse.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}