Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri apresenta estudo de...

Epagri apresenta estudo de viabilidade da Agroindústria de Beneficiamento de Leite produzido no Planalto Norte


Foto: ASCOM ADR Canoinhas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Canoinhas, apresentou na manhã desta segunda, 28, no Centro de Treinamento , aos prefeitos e lideranças de toda região, o estudo de viabilidade econômica e financeira para implantação de agroindústria de beneficiamento de leite produzido no Planalto Norte Catarinense.

Para o estudo, foi contratado o consórcio VPG/4IG (AGREENOVA), de São Paulo, com recursos do Programa SC Rural. O coordenador regional de pecuária da Epagri, engenheiro agrônomo Waldemiro Sudoski, apresentou os resultados alcançados até o momento com o Programa Planorte Leite, que estão superando as expectativas iniciais.

O gerente regional da Epagri de Canoinhas, engenheiro agrônomo Donato João Noernberg, apresentou os resultados da consultoria. Foram realizados estudos de mercado na região do Planalto Norte e Litoral Norte de Santa Catarina, abrangendo uma população de mais de 2,6 milhões de pessoas. “Este estudo foi a base para a elaboração do plano de negócios e prospecção de cenários para a futura indústria”, explicou Donato. Também estavam presentes membros da equipe de consultores do consórcio AGREENOVA que complementaram as informações do projeto, respondendo questionamentos dos participantes.

Com o estudo feito conclui-se que o leite produzido na região é inferior ao volume consumido, além do grande mercado existente na região estudada, onde estão localizados grandes centros populacionais como Joinville, Itajaí e Florianópolis.

Os secretários executivos regionais das ADRs de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; e de Mafra, Abel Schroeder, participaram da reunião. Estiveram presentes também prefeito de Canoinhas, Beto Passos; presidente da Amplanorte, e prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti; além de prefeitos e vice prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e representantes das instituições que compõem o Programa Planorte Leite.

Salvatti destacou a importância de um projeto tão grandioso como esse. “Somos uma região de gente trabalhadora, e que tem um grande potencial. O estudo está feito e tem o trabalho da Epagri à frente de tudo, o que dá credibilidade e possibilidades de realmente acontecer”.

Depois da reunião realizada na Epagri em Canoinhas o projeto será apresentado nos municípios da região. Fazem parte desse público produtores de leite, lideranças municipais, associações, cooperativas, prefeituras e empresários. “O objetivo é apresentar o projeto da indústria e os produtos lácteos sugeridos, a projeção técnico-econômica das instalações e quais os possíveis mercados a atingir”, destaca Donato. Com isso pretende-se incentivar a criação de uma cooperativa de produtores ou outra forma empresarial que tenha como negócio principal a agregação de valor através do processamento do leite produzido na região.

Reuniões por municípios

Em Porto União, a apresentação acontece no dia 4 de setembro, as 13h30. Monte Castelo recebe a reunião no dia 5, a partir das 9h; e em Canoinhas a partir das 14h, também no dia 5. Na região da ADR de Mafra as datas e locais serão marcados nos próximos dias e divulgados aos interessados.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support