Epagri apresenta estudo de viabilidade da Agroindústria de Beneficiamento de Leite produzido no Planalto Norte
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Canoinhas, apresentou na manhã desta segunda, 28, no Centro de Treinamento , aos prefeitos e lideranças de toda região, o estudo de viabilidade econômica e financeira para implantação de agroindústria de beneficiamento de leite produzido no Planalto Norte Catarinense.
Para o estudo, foi contratado o consórcio VPG/4IG (AGREENOVA), de São Paulo, com recursos do Programa SC Rural. O coordenador regional de pecuária da Epagri, engenheiro agrônomo Waldemiro Sudoski, apresentou os resultados alcançados até o momento com o Programa Planorte Leite, que estão superando as expectativas iniciais.
O gerente regional da Epagri de Canoinhas, engenheiro agrônomo Donato João Noernberg, apresentou os resultados da consultoria. Foram realizados estudos de mercado na região do Planalto Norte e Litoral Norte de Santa Catarina, abrangendo uma população de mais de 2,6 milhões de pessoas. “Este estudo foi a base para a elaboração do plano de negócios e prospecção de cenários para a futura indústria”, explicou Donato. Também estavam presentes membros da equipe de consultores do consórcio AGREENOVA que complementaram as informações do projeto, respondendo questionamentos dos participantes.
Com o estudo feito conclui-se que o leite produzido na região é inferior ao volume consumido, além do grande mercado existente na região estudada, onde estão localizados grandes centros populacionais como Joinville, Itajaí e Florianópolis.
Os secretários executivos regionais das ADRs de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; e de Mafra, Abel Schroeder, participaram da reunião. Estiveram presentes também prefeito de Canoinhas, Beto Passos; presidente da Amplanorte, e prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti; além de prefeitos e vice prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e representantes das instituições que compõem o Programa Planorte Leite.
Salvatti destacou a importância de um projeto tão grandioso como esse. “Somos uma região de gente trabalhadora, e que tem um grande potencial. O estudo está feito e tem o trabalho da Epagri à frente de tudo, o que dá credibilidade e possibilidades de realmente acontecer”.
Depois da reunião realizada na Epagri em Canoinhas o projeto será apresentado nos municípios da região. Fazem parte desse público produtores de leite, lideranças municipais, associações, cooperativas, prefeituras e empresários. “O objetivo é apresentar o projeto da indústria e os produtos lácteos sugeridos, a projeção técnico-econômica das instalações e quais os possíveis mercados a atingir”, destaca Donato. Com isso pretende-se incentivar a criação de uma cooperativa de produtores ou outra forma empresarial que tenha como negócio principal a agregação de valor através do processamento do leite produzido na região.
Reuniões por municípios
Em Porto União, a apresentação acontece no dia 4 de setembro, as 13h30. Monte Castelo recebe a reunião no dia 5, a partir das 9h; e em Canoinhas a partir das 14h, também no dia 5. Na região da ADR de Mafra as datas e locais serão marcados nos próximos dias e divulgados aos interessados.
Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas