Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Entidades discutem caminhos para...

Entidades discutem caminhos para desenvolvimento integrado do turismo

A Amurel e a Unisul promoveram nesta sexta-feira, 23, na sede da Amurel, uma conversa com técnicos, políticos, entidades e comunidade, com o intuito de avançar as tratativas de definição de um projeto de desenvolvimento integrado de turismo para a região. A intenção é que a discussão aconteça com a participação mais ampla possível da sociedade.


Foto: Álvaro Dalmagro/Ascom Amurel

Entre as autoridades, estavam o presidente da Amurel, prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, o coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o secretário da ADR de Tubarão, José Ricardo Medeiros, o reitor da Unisul, Mauri Herdt, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o presidente da Instância de Governança Encantos do Sul, Adilson Silvestre.

Cada componente fez considerações sobre aspectos do turismo e do desenvolvimento regional. Já o reitor da Unisul, Mauri Herdt, apresentou um plano de trabalho para elaboração do projeto propriamente dito, com a cronologia de tarefas, atividades e custos.

joomplu:35906

O coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira, discorreu sobre fontes, mecanismos e meios de buscar os recursos para a elaboração do projeto de desenvolvimento turístico, que teria obrigatoriamente um diagnóstico regional, estratégias e plano de ação. Segundo Eduardo, a Amurel ou outra entidade proponente poderá tentar buscar os recursos via Siconv, no Ministério do Turismo, ou até mesmo através de emenda parlamentar. “Essa etapa é relativamente simples. O grande problema é a efetivação do plano posteriormente, coloca-lo em prática. Nós (Ministério do Turismo) temos aprovados 52 planos no país, que somados previam um valor de investimentos. Só que na prática se conseguiu investir não mais do que uns 15%”, disse Madeira. O técnico do Ministério alertou que o BNDES, BID e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) trabalham com linhas de créditos muito favoráveis de financiamento de projetos de infraestrutura turística.

*Com informações: Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support