Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Entidades discutem caminhos para...

Entidades discutem caminhos para desenvolvimento integrado do turismo

A Amurel e a Unisul promoveram nesta sexta-feira, 23, na sede da Amurel, uma conversa com técnicos, políticos, entidades e comunidade, com o intuito de avançar as tratativas de definição de um projeto de desenvolvimento integrado de turismo para a região. A intenção é que a discussão aconteça com a participação mais ampla possível da sociedade.


Foto: Álvaro Dalmagro/Ascom Amurel

Entre as autoridades, estavam o presidente da Amurel, prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, o coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o secretário da ADR de Tubarão, José Ricardo Medeiros, o reitor da Unisul, Mauri Herdt, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o presidente da Instância de Governança Encantos do Sul, Adilson Silvestre.

Cada componente fez considerações sobre aspectos do turismo e do desenvolvimento regional. Já o reitor da Unisul, Mauri Herdt, apresentou um plano de trabalho para elaboração do projeto propriamente dito, com a cronologia de tarefas, atividades e custos.

joomplu:35906

O coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Eduardo Madeira, discorreu sobre fontes, mecanismos e meios de buscar os recursos para a elaboração do projeto de desenvolvimento turístico, que teria obrigatoriamente um diagnóstico regional, estratégias e plano de ação. Segundo Eduardo, a Amurel ou outra entidade proponente poderá tentar buscar os recursos via Siconv, no Ministério do Turismo, ou até mesmo através de emenda parlamentar. “Essa etapa é relativamente simples. O grande problema é a efetivação do plano posteriormente, coloca-lo em prática. Nós (Ministério do Turismo) temos aprovados 52 planos no país, que somados previam um valor de investimentos. Só que na prática se conseguiu investir não mais do que uns 15%”, disse Madeira. O técnico do Ministério alertou que o BNDES, BID e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) trabalham com linhas de créditos muito favoráveis de financiamento de projetos de infraestrutura turística.

*Com informações: Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471