Entidades assinam convênios com a SDR Brusque
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque realizou a assinatura de convênios com instituições da regional, especializadas no atendimento a pessoas com deficiência. Na oportunidade, presidentes e representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, Tijucas, Brusque, São João Batista, e também do Lar Menino Deus (Brusque) participaram do ato, realizado no gabinete do secretário Ewaldo Ristow Filho, na tarde de sexta-feira.
Com os convênios, a Fundação firma o compromisso de ceder professores efetivos do seu quadro de magistério e admitidos em caráter temporário para exercício de atividades nas instituições, além de capacitar os profissionais em exercício e proporcionar as entidades orientações quanto às políticas públicas, organização dos serviços, adequação de metodologias, entre outras.
Os convênios são Termos de Cooperação Técnico-Pedagógica, celebrados entre a Fundação Catarinense de Educação Especial e as devidas instituições. O termo tem como objetivo a cooperação técnico-pedagógica entre as partes, visando o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência nas entidades, conforme as diretrizes da Política de Educação Especial.
“Sabemos das necessidades de cada entidade e o Governo do Estado está procurando, pouco a pouco, atender as reivindicações de vocês. Todos estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvem, pois se não fossem as Apaes, o Lar Menino Deus, e outras instituições que trabalham com pessoas com deficiência, a nossa sociedade teria muita dificuldade de trabalhar e estimular as capacidades dessas pessoas especiais”, declarou Ristow Filho.
Entre os representantes das entidades, a presidente do Lar Menino Deus, Helena Dias, agradeceu o compromisso novamente firmado pelo Estado e reforçou a importância dos professores cedidos que atuam na instituição. “Como temos atendimentos durante 24 horas, para pessoas com necessidades especiais, sem os professores, ficaria muito difícil realizarmos os serviços e as atividades de aprendizado em nossa entidade”, reforçou.
Para o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, sem essa parceria, não seria possível manter a entidade, que é a segunda do país e a primeira a ser fundada em Santa Catarina. “Os professores estão atuando conosco já desde o início do ano e sabemos que sem esse convênio não seria possível termos eles lá, já que a Apae não tem como custear as despesas que envolvem esses profissionais. E sem eles, a Apae não funcionaria. Só temos a agradecer”.
Outro convênio
Durante o encontro, a Apae de Canelinha também realizou a assinatura de outro convênio, no valor de R$ 200mil, para a construção da segunda etapa da sede social da instituição.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text} {readmore}{/article}