Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Entidades assinam convênios com...

Entidades assinam convênios com a SDR Brusque

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque realizou a assinatura de convênios com instituições da regional, especializadas no atendimento a pessoas com deficiência. Na oportunidade, presidentes e representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, Tijucas, Brusque, São João Batista, e também do Lar Menino Deus (Brusque) participaram do ato, realizado no gabinete do secretário Ewaldo Ristow Filho, na tarde de sexta-feira.

Com os convênios, a Fundação firma o compromisso de ceder professores efetivos do seu quadro de magistério e admitidos em caráter temporário para exercício de atividades nas instituições, além de capacitar os profissionais em exercício e proporcionar as entidades orientações quanto às políticas públicas, organização dos serviços, adequação de metodologias, entre outras.

Os convênios são Termos de Cooperação Técnico-Pedagógica, celebrados entre a Fundação Catarinense de Educação Especial e as devidas instituições. O termo tem como objetivo a cooperação técnico-pedagógica entre as partes, visando o estabelecimento de condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência nas entidades, conforme as diretrizes da Política de Educação Especial.

“Sabemos das necessidades de cada entidade e o Governo do Estado está procurando, pouco a pouco, atender as reivindicações de vocês. Todos estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvem, pois se não fossem as Apaes, o Lar Menino Deus, e outras instituições que trabalham com pessoas com deficiência, a nossa sociedade teria muita dificuldade de trabalhar e estimular as capacidades dessas pessoas especiais”, declarou Ristow Filho.

Entre os representantes das entidades, a presidente do Lar Menino Deus, Helena Dias, agradeceu o compromisso novamente firmado pelo Estado e reforçou a importância dos professores cedidos que atuam na instituição. “Como temos atendimentos durante 24 horas, para pessoas com necessidades especiais, sem os professores, ficaria muito difícil realizarmos os serviços e as atividades de aprendizado em nossa entidade”, reforçou.

Para o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, sem essa parceria, não seria possível manter a entidade, que é a segunda do país e a primeira a ser fundada em Santa Catarina. “Os professores estão atuando conosco já desde o início do ano e sabemos que sem esse convênio não seria possível termos eles lá, já que a Apae não tem como custear as despesas que envolvem esses profissionais. E sem eles, a Apae não funcionaria. Só temos a agradecer”.

Outro convênio
Durante o encontro, a Apae de Canelinha também realizou a assinatura de outro convênio, no valor de R$ 200mil, para a construção da segunda etapa da sede social da instituição.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support