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Ensino integral em debate no segundo Seminário Regional

Depois do início dos debates sobre o andamento da educação integral na região nesta quinta-feira, 27, o Seminário Regional terá mais uma tarde de troca de experiências. A partir das 13h30min desta sexta-feira, 28, escolas com os programas de educação integral farão apresentações de atividades que são desenvolvidas no contexto escolar.

De acordo com a integradora de Ensino Fundamental da Gered, Eva Regina Miranda, no primeiro dia de seminário houve um debate com os representantes das escolas a respeito de suas concepções, perspectivas, caminhos e desafios no que se refere ao ensino integral que já está em funcionamento nestes locais.

Na região, atualmente são 26 escolas que desenvolvem algum programa de educação integral. O Mais Educação atinge 15 escolas e ampliará para 25 em 2015; o Escolas em Período Integral (EPI) e o Ambial (com foco em educação ambientação) contam com três colégios cada um; e o Ensino Médio Inovador (EMI) atende cinco unidades escolares.

Para a supervisora de Educação Básica da Gerência de Educação de Criciúma, Carla Maria Michels Nuernberg, desenvolvendo atividades em período integral as escolas enfrentam muitos desafios, como adequação do espaço físico, formação dos docentes, gestão dos recursos, entre outros. “Desafios estes que são superados com o comprometimento e responsabilidade de todos os envolvidos. Pois cada escola procura transformar seus espaços em oportunidades educativas com muita ousadia e paixão pela educação”, argumenta.

O secretário regional, João Rosa Filho Fabris, esteve presente no primeiro dia de seminário e acredita na relevância do evento. “É uma oportunidade de todos aprofundarem conhecimentos e trocarem experiências sobre educação integral. Espero que todos consigam agregar ainda mais informações com a realização deste evento”, acrescenta.

O primeiro dia de seminário contou com apresentações artísticas da Escola de Educação Básica Maria da Glória e Silva, de Içara. “Esse tipo de atividade motiva as crianças, assim como o reconhecimento de se apresentar em eventos como este. Há um resultado social também, de integração dos alunos”, afirma o professor de educação musical pelo programa Mais Cultura, Harlan Mello, que conduziu a apresentação.

Texto e fotos: Francine Ferreira

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