Enfermeiros são capacitados para sistema de teste de diagnóstico de DST-Aids e doenças virais
Enfermeiros responsáveis pelo Programa DST-Aids e Hepatites Virais nas Unidades de Saúde dos municípios do Extremo-Sul participaram de um encontro na tarde desta quarta-feira, 3, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, para capacitar os profissionais na migração para o novo sistema do Ministério da Saúde de teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite C e hepatite B.
Os esclarecimentos foram prestados pelas técnicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Coelho e Simone Bittencourt, em encontro coordenado pelo Setor de DST-Aids e Hepatites Virais da Gerência de Saúde da ADR Araranguá.
A bioquímica responsável pelo setor na Gerência Regional de Saúde, Mariana Hahn Monteiro de Souza, fala da importância do sistema e da realização de ações preventivas. “É importante conscientizar os Municípios para que ampliem a oferta do teste rápido, aumentando a chance de diagnóstico precoce das doenças, podendo realizar o tratamento adequado o quanto antes”.
Os testes rápidos (TR) são exames cuja metodologia permite a detecção de anticorpos em menos de 30 minutos, têm baixo custo operacional, são altamente sensíveis e específicos e de simples aplicação e interpretação. A utilização dos mesmos está diretamente associada às estratégias de ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C para a população geral. Uma vez diagnosticado como portador, o indivíduo deve ser encaminhado prontamente para atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do SUS ou para um Serviço de Assistência Especializada.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua