Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. “Energia é um bem...

“Energia é um bem escasso de uso crescente”, destaca painelista durante encontro de consumidores da Celesc

Questões sobre qualidade do fornecimento de energia, política tributária do setor elétrico e novas tecnologias estiveram na pauta de debate do 3º Congresso dos Consumidores da Celesc nesta quinta-feira, 17/10. O evento é uma promoção do Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel) e ocorre até sexta-feira, 18/10, junto ao 15º Fórum Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica e ao 2º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Sul, no Centro de Convenções da Fiesc.

Foto: Marcos Campos/Celesc

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Marcos Bragatto, Superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), participou do painel sobre interrupção no fornecimento de energia, discorrendo sobre os aspectos regulatórios que envolvem o tema. Tratou sobre a regulação voltada ao consumidor, em especial a Resolução 414, que trata das condições gerais de fornecimento de energia, e analisou os índices DEC e FEC das distribuidoras brasileiras. O painelista Rogério Varasquim, consultor da multinacional DNV Kema, apresentou medidas para aprimorar a confiabilidade do sistema, como elaboração de plano de continências para expurgos (eventos climáticos severos), além do uso de dispositivos de rede para automação da distribuição, como religadores e medidores inteligentes.

A tecnologia de smart grid (redes elétricas inteligentes) foi abordada pelo executivo da ECOee, Cyro Boccuzzi. Ele explicou que as novas redes, baseadas nessa tecnologia, serão automatizadas com medidores de qualidade e de consumo de energia em tempo real, e esclareceu que a inteligência também será aplicada no combate à ineficiência energética, isto é, na perda de energia ao longo da transmissão. O especialista destacou que “energia é um bem escasso de uso crescente”, e, por isso, é preciso investir em tecnologias, criando assim um novo modelo de negócios e serviços. “O setor precisa se reinventar, com a essencial participação dos consumidores”, concluiu.

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, e o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, trouxeram a questão tributária no setor elétrico ao centro da discussão. Leite apresentou dados da Abradee que mostram que, da receita bruta das distribuidoras brasileiras em 2012, correspondente a R$ 152 bilhões, R$ 56 bilhões foram destinados a encargos e tributos (cerca de 37%). “O Brasil é o terceiro país que mais cobra tributos sobre energia elétrica”, ressaltou.

Na visão de Cláudio Sales, é possível reduzir esses tributos sem abalar o equilíbrio fiscal. Ele destacou que a energia é um insumo primário e que seu custo tem um impacto sistêmico sobre a competitividade. “Se quisermos ter esperança de que a reforma tributária aconteçará, vamos usar nossa voz”, observou Sales, ressaltando o papel dos consumidores nessa mobilização.

Na última palestra do dia, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, apresentou o novo modelo de gestão da Empresa e as medidas que vêm sendo tomadas para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia, com vistas a renovar a concessão da Celesc Distribuição em 2015. Entre essas medidas, está o Plano Diretor e o Plano de Eficiência Operacional. Siewert também apresentou o Plano de Investimentos da Empresa, que inclui novas Linhas de Transmissão, Subestações, além de melhorias nas redes de baixa tensão. “Temos obrigação de atendê-los adequadamente e estamos trabalhando para sermos ainda mais eficientes”, afirmou.

Informações adicionais
Ana Carolina Dall’Agnol
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
anacda@celesc.com.br
48.3231-6228

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support