Encontro sobre Central de Regulação de Internação Hospitalar é realizado em São Miguel do Oeste
Profissionais dos 16 hospitais da região Extremo Oeste participaram nesta terça-feira, 24, de uma reunião sobre a implantação da Central de Regulação de Internação Hospitalar na macrorregião Grande Oeste. O encontro foi realizado no laboratório de informática da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de São Miguel do Oeste e coordenado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo setor de Controle e Avaliação da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste.
A Central começa a funcionar no dia 1º de julho, na 4ª Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Chapecó, 24 horas, nos sete dias da semana. Na prática, o sistema centraliza as informações sobre os hospitais públicos da região e, sempre que um paciente precisa de internação ou de um exame, a central fará uma pesquisa sobre qual instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), mais próxima, pode oferecer o serviço o mais breve possível.
A Central de Regulação do Grande Oeste regulará as internações hospitalares de 1.386 leitos do SUS em 34 hospitais, os quais abrangem 76 municípios da região e uma população de 740.973 habitantes. São em média 4.110 Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) por mês. Esta é a quinta das oito centrais instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de sete de novembro de 2013, implantada em Santa Catarina.
“A regulação do acesso do cidadão ao SUS ocorre de duas formas. Uma delas é ambulatorial, o acesso a consultas e exames. E a outra está em implantação agora com a Central de Internação Hospitalar”, destaca o gerente dos Complexos Reguladores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Geraldo Azzolini.
Ele explica que a regulação permite a organização, avaliação, gerenciamento e controle dos serviços de saúde disponíveis, subsidiando o planejamento de ações e dando mais transparência na gestão do SUS. O gerente Azzolini reforça a importância da regulação que vai além da autorização via Central, que garante o acesso do paciente. “Na sua alta, ocorre a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), a qual possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar ao hospital”, afirma.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 98837-7422 / 98801-4797
sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste