Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Encontro Regional de Bovinocultura...

Encontro Regional de Bovinocultura Leiteira discute desenvolvimento sustentável da atividade no Oeste catarinense

Para fomentar o desenvolvimento sustentável da pecuária no Oeste catarinense, a Unoesc de Maravilha organizou o Encontro Regional de Bovinocultura Leiteira, que reuniu mais de 300 participantes em Cunha Porã nesta sexta-feira, 22. O evento, realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Cooperativa Regional Auriverde, termina neste sábado com o Dia de Campo em propriedade rural no interior do município.

A bovinocultura de leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina, especialmente no Oeste, e está passando por uma revolução tecnológica com grandes ganhos em produtividade e qualidade do leite. Para traçar as tendências e perspectivas da bovinocultura, o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, proferiu palestra para os estudantes, técnicos e produtores na manhã de sexta-feira.

Segundo Spies, para manter a viabilidade das pequenas propriedades rurais na produção de leite existem grandes desafios que podem ser superados com profissionalismo e organização da cadeia produtiva. “As perspectivas para o setor lácteo, em especial no sul do país, são muito positivas porque nesta região existe grande potencial de produção de pasto, tanto no verão quanto no inverno, o que dá vantagem competitiva em relação a outras regiões produtoras do mundo”.

As indústrias de laticínios estão investindo em novas fábricas e ampliando a capacidade de processamento, o que está impulsionando ainda mais a produção de leite no Estado. Permitindo um crescimento anual de aproximadamente 10% na região Oeste. O secretário-adjunto explicou que o leite está se apresentando como uma excelente alternativa de renda para os agricultores porque traz uma renda mensal que estabiliza o fluxo de caixa da propriedade.

Em Santa Catarina, o leite representa a principal fonte de renda de 70 mil famílias rurais, que deverão produzir cerca de três bilhões de litros de leite em 2015. Esse volume leva Santa Catarina a ser o quinto maior produtor nacional do produto e o estado com o maior crescimento da produção.  “O leite é candidato a ser mais uma estrela do agronegócio catarinense, que já se destaca na suinocultura, avicultura, produção de maçã, cebola, arroz e tabaco”, afirmou Airton Spies.

O Dia de Campo do Encontro Regional de Bovinocultura Leiteira acontece neste sábado, 23, e contará com dez estações: silagem; pré-secado e feno; grão úmido e formulação de rações; criação de bezerras e novilhas; manejo reprodutivo e pré-parto; forrageiras, manejo de ordenha; transferência de embrião e morfologia e conservação de solo na pecuária leiteira. Além disso, será abordado sobre o Sistema Free Stall, que consiste em uma nova alternativa para a região, principalmente em pequenas propriedades, em que a expansão da atividade é limitada pela pouca área de terra.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br